EDIÇÃO 72 » MISCELÂNEA

Hand History: Aaron Jones E O Controle De Pote No Pot-Limit Omaha


Redação

Na edição de aniversário da Card Player, a estreia da seção Hand History. Todos os meses, um profissional renomado analisará as nuances por trás de uma mão específica que aconteceu ao vivo ou online. Você também pode participar. Basta enviar um e-mail, com uma jogada que você julgue interessante, para contato@cardplayerbrasil.com ou para nossa página no facebook.

O PROFISSIONAL
Aaron "AEJones" Jones é uma das mentes mais brilhantes do poker moderno. Sua pensamento estrategista o levou a criar o LeggoPoker.com, um site de treinamento em que ele falava sobre as mais diversas variantes do poker.
Agora, Jones é um profissional de cash games do Ivey Poker, site fundado por Phil Ivey. Sua especialidade é NLH 6-max, mas ele também alcançou sucesso em outras modalidades do poker.
Seus ganhos em torneios, online e ao vivo, chegam a meio milhão de dólares. Nos cash games online, ele já ganhou cerca US$ 1.6 milhão.

A MÃO
Em um cash game ao vivo de pot-limit Omaha $2-$5, o Herói ($3.200) está no hijack e abre um raise-pote segurando 9977. O cutoff paga, assim como o jogador no button, ambos com mais fichas que o Herói.
O flop vem 1075, e o Herói aposta $45. O jogador no CO larga, mas o BTN dá reraise para $205.  O Herói faz tudo $675 e é pago.

O turn é um 8, o Herói aposta $1.400 e novamente é pago. O river é um 4, o Herói empurra seus últimos $1.100 para o meio. O BTN paga, mas manda suas cartas para o monte ao ver a trinca de Setes do Herói.

A ANÁLISE

Você gosta de abrir raise com a mão do Herói?
Uma mão como 9-9-7-7 double suited deve-se, sim, dar o raise. É uma mão prêmio. Quaisquer mãos com dois pares são boas o bastante para abrir o pote de qualquer posição. Elas jogam muito bem em PLO, especialmente em potes contra apenas um jogador, já que você pode acertar uma trinca e colocar todo o seu stack em jogo se tiver um stack to pot ratio (SPR) baixo.

Se o seu oponente acerta top pair em um flop como 10-7-X, segurando K-Q-J-10, ele provavelmente não largará a sua mão, já que terá boas odds contra mãos como A-A-X-X.

Mas mesmo jogando bem pós-flop, é preciso ter cuidado quando estamos deep stack, pois podemos encontrar uma trinca maior do que a nossa. Você não vai querer colocar todo seu dinheiro em jogo em um flop Q-9-X com 9-9-7-7. Mas se você possui um SPR baixo, então pode colocar suas fichas no pano tranquilamente. Nesta mão, especificamente, temos que nos preocupar um pouco, já que estamos bastante deep.

E qual o seu range de mãos para abrir raise do hijack?
É difícil dizer, pois há centenas de combinações em PLO. Acredito que quaisquer quatro cartas maiores do que oito ou nove, quaisquer cartas em sequência (rundown) ou mãos com apenas um gap.

O Herói sai apostando $45, e o Vilão dá raise para $205. Sabemos que ele é um maníaco e que, em muitas situações, enxerga um valor muito maior do que deveria (overvalue) em uma mãos com dois pares. Com essas informações, você daria call, fold ou reraise?
Contra a maioria dos jogadores, eu daria apenas call e esperaria por um turn tranquilo, já que temos reverse implied odds aqui, e estamos praticamente mortos contra um trinca maior. Nós sempre podemos avaliar o turn. Por exemplo, se o turn for uma Dama, e identificarmos fraqueza, podemos dar check-raise-pote. Se o turn for um Dois, sempre poderemos dar check-raise-pote, mas em qualquer turn podemos dar check-call. Então, contra a maioria dos oponentes, vou apenas pagar o raise.
Porém, contra esse supermaníaco, acho que devemos dar reraise para $700, ou o valor que caiba no pote, e ir até o final. Isso já deixa o cenário praticamente armado para um all-in no turn. Obviamente,  existem algumas cartas ruins que podem aparecer, mas nenhuma que seja horrível, acredito. Contra esse cara, com a segunda melhor mão no flop, vou simplesmente dar um reraise-pote. Contra qualquer outro jogador, vou apenas pagar. Ele apenas pagou?

Não. Ele ele deu um raise-pote de $675.
Bem, realmente não há razão para fazer um aumento menor do que o pote, já que estamos fora de posição. Então, essa é uma boa jogada.

O turn é um 8. Essa não é uma carta que gostaríamos de ver, mas agora o Herói tem também um flush draw de ouros. Qual seria sua linha aqui?
Eu daria mesa, mas pagaria até mesmo uma aposta do tamanho do pote. Agora temos também a chance de acertar o flush, o que provavelmente será a melhor mão cerca de 80% das vezes. E, ainda assim, a trinca será boa em alguns cenários. Há também a possibilidade de um full house, que também seria bom, desde que o river não fosse uma carta como um 10 – já que é provável que o Vilão possa ter algo como J-10-9-8. Então, se damos check-call no turn, também daremos check-call em alguns rivers. Se acertarmos um full house, sair apostando por valor é uma boa opção.
Essa é uma excelente mão para dar check-call. Dar bet-call é estranho. Se você aposta e o adversário reaumenta, você ficará desconfortável, pois existem três opções diferentes de sequência no bordo.

O Herói acabou apostando o pote ($1.400).
Agora ele tem que ir até o final. É obviamente uma mão que tem muita equidade contra um louco, e não podemos dar fold se ele empurrar. Basicamente, já estamos de all-in.

Você daria mesa para controlar o pote? Você poderia fazer uma comparação entre as razões para o controle do pote e as razões para tentar conseguir valor imediato de mãos piores que estão no range do vilão?
Há poucas mãos piores com as quais esse cara empurraria. Mesmo um maníaco iria apenas pagar com 6-4, J-8 ou algo do tipo. Eu não vejo ele empurrando com uma trinca de Cincos, por exemplo. Mas, definitivamente, é possível tomar-lhe todo o stack, se ele tem 5-5, caso o turn seja irrelevante, como um Dois.

A verdade é que dar check-call em Omaha é bastante comum. Você está fora de posição, mas tem odds gigantes para acertar um carta de ouros ou para o bordo parear. Em no-limit hold'em, você não vai querer fazer isso com frequência, já que sua mão ficará óbvia para o seu oponente, mas em PLO é normal, já que teremos sempre, na pior das hipóteses, odds de 2-para-1.

Então você não vê nenhum valor imediato em apostar no turn?
Não, é estranho apostar no turn. Se o turn fosse uma Q, seria sensato apostar, já que ele pode ter algo como Q-J-10-X. Desde que ele não tenha uma trinca de Dez, é improvável que ele tenha uma de Damas, levando em conta que ele deu raise no flop e pagou a nossa 3-bet.
Realmente não gosto de apostar no turn. Você precisa controlar o pote em várias situações em PLO.

Bom, o Herói apostou e foi pago. Nós ainda iremos até o fim no river?
Ele foi pago? Então estamos bem, não nas nuvens, mas podemos ficar tranquilos. Mas não "atolaremos" em qualquer river. Quero dizer, se o river for um K, vamos dar check-call. Quando ele paga o turn, acredito que tenha um flush draw ou algum overpair com flush draw – o que parece improvável, dado o raise no flop, mas ele pode ter algo com Q-J-10-8, que ficou para o flush no turn.
Bem, ele também pode ter dois pares, que nos estamos à frente, ou 9-6, que ele nunca vai dar fold. E qual foi o river?

O river foi um 4. O que você faria?
Nesse momento, eu daria check e tentaria uma "leitura de alma". Se ele tem 7-6 e completou o straight, não acredito que ele iria all-in por valor. Ele nunca irá dar fold com 9-6, e há algumas mãos aleatórias, contendo um 10, que ficaram para o flush no turn e que eu espero que ele tente blefar.

Há quatros possibilidades de sequência no bordo, então eu pediria mesa e veria a sua reação. Eu olharia para as fichas deles, o que ele faria com elas, quão rápido ele apostaria e se ele conferiria suas cartas mais de uma vez. Acredito que isso me daria mais informações para decidir o que fazer.

ENTENDA O CONCEITO BÁSICO DE STACK TO POT RATIO (SPR)

SPR nada mais é que o stack efetivo dividido pelo tamanho do pote no flop.

Vamos dizer que em um cash game $1-$2 de NLH, você abre raise para $8, o CO paga e ambos os blinds dão fold. Vocês tem o menor stack ($100), portanto o stack efetivo, então o SPR seria de 4.8 (92/19).

Um SPR é considerado baixo quando está entre 0 e 6. Médio quando está entre 7 e 16. Alto quando está acima de 17 (números que variam do Omaha para o Hold'em e dos cash games para os torneios).

Um exemplo prático é quando você segura AQ em um flop QT9. Você tem o top pair/top kicker, mas em um bordo extremamente conectado, com flush draw e chances para sequência. Você irá tranquilamente de all-in caso o pote contenha $10, e os stacks efetivos sejam de $40 (SPR = 4). Contudo, caso o pote tenha os mesmos $10, mas os stack efetivos sejam de $300 (SPR = 30), é preferível não se deparar com uma situação em que haja muita resistência e que você possa levar o pote sem se arriscar demais.

Em NLH, trincas são ideais para entrar em potes com SPR alto. No entanto, em PLO, elas já se tornam vulneráveis, principalmente as baixas, e você irá preferir entrar em potes com SPR baixo.


NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×