EDIÇÃO 69 » COLUNA NACIONAL

Poker como negócio


Felipe Mojave

Neste artigo, vou fugir um pouco dos torneios, cash games e análises de mãos. Hoje, vou falar do poker como aplicação nos negócios.

Sim, a mentalidade usada no poker pode servir como instrumento de propulsão para todo e qualquer tipo de negócio e até ajudar no desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e no modo de encarar as batalhas do dia-a-dia na sua profissão.

Recentemente, elaborei um material sobre o assunto, que acabou tornando-se palestra, em que relaciono os principais conceitos do poker para aplicação e influência efetiva no mundo dos negócios. Como profissional formado no ramo dos negócios – dentro de uma estrutura empresarial moderna – e jogador profissional de poker, acredito que posso falar com propriedade sobre o assunto.

Com 18 anos, entrei para uma multinacional americana, aos 21, me tornei gerente de relacionamento e negócios no mercado de empresas. Com 25, me profissionalizei no poker. Ou seja, deixei um bom emprego para me dedicar ao nosso esporte. Quando isso acontece, é difícil imaginar que você possa ter ainda mais sucesso. Hoje, com seis anos de experiência no poker, sei o quanto ele pode ajudar no mundo dos negócios – tanto em relacionamentos quanto na prática. Obviamente, este artigo não irá mudar a sua vida da noite para o dia, mas creio que pode ser de grande valia, como fator agregador de informação, para melhores tomadas de decisões.



O que trago aqui, eu já apresentei em palestras para empresas e grupos interessados. Basicamente, o conteúdo gira em torno das práticas eficientes no poker que aplicadas aos negócios e relacionamentos geram grandes benefícios.

Para isso, criei alguns conceitos. O primeiro deles é o Complexo E4 (entender, entender, entender e executar):

– Entender como realmente é sua dinâmica de trabalho;
– Entender melhor do que os seus adversários ou concorrentes;
– Entender melhor do que os seus melhores adversários ou concorrentes;
– Execução plena.

Também desenvolvi um novo panorama sobre os “4 P’s do Marketing”:

- Pronto para praticar/trabalhar;
- Pronto para jogar/vencer;
- Pronto para evoluir;
- Pronto para perder.

Esses são alguns temas que abordo. Explico como cada um funciona (e funcionou) para mim, dentro do poker, e também por que são gerados benefícios nos negócios, relacionamentos e outras frentes.

Graças à bagagem que o poker me proporcionou, pude enxergar o quanto eu poderia ter sido um profissional melhor no meu trabalho e na condução de negócios. Com certeza, eu teria conquistado muito mais se soubesse jogar poker e usar todos os fatores que um profissional adota para vencer dentro de qualquer ofício.



Fora isso, o poker faz com que você adquira algumas habilidades importantes e perceba o mundo de outro por maneira. Por exemplo, desenvolver um bom raciocínio sobre pressão e correlacionar conceitos como eficácia, conduta, sorte e variância.

Durante todo o tempo, continuo observando e tentando achar outras aplicações para o poker em diversos outros ramos. O contrário também é verdadeiro: “O que eu posso levar de fora do poker para dentro dos feltros?” Posso dizer que esses exercícios têm sido proveitosos, é uma evolução de pensamento e racionalização que todos devem buscar.

Espero que vocês tenham gostado este texto. Claro que o conteúdo é muito vasto para ser abordado em tão poucas linhas, mas qualquer um pode desenvolver um pensamento parecido. Para ajudar, reflita sobre as seguintes perguntas:

– Você, que joga poker, já pensou em colocar em prática, no seu jogo, o melhor das suas características pessoais e profissionais?
– Você, administrador, vendedor ou tomador de decisões, já pensou em colocar em prática, no seu trabalho, os conceitos do poker?

Existe um mar não navegado sobre esse assunto, e eu apenas sei onde está o norte.  Ficarei feliz em discutir sobre esses e outros temas caso tenham alguma dúvida ou pergunta. Vocês podem me encontra no meu site pessoal, twitter e facebook.





NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×