EDIÇÃO 66 » COLUNA NACIONAL

Pergunte ao diretor


Devanir Campos
A partir desta edição, o mais renomado Diretor de Torneios do Brasil, Devanir “DC” Campos irá tirar dúvidas dos leitores da Card Player Brasil sobre regras de torneios. Para ter sua pergunta respondida, contate-nos pelo nosso facebook ou pelo nosso e-mail contato@cardplayerbrasil.com.


(RICARDO MATEUS – VENÂNCIO AIRES, RS)

1.    Os blinds estão em 500/1.000, e um jogador em MP abre raise de 4.000 e fica com 25.000 para trás. O Button dá call e deixa 30.000 para trás. O Small Blind vai all-in de 4.500. O jogador que abriu raise pode empurrar all-in por cima ou só dar call nas 500 fichas a mais? Por quê?

Primeiramente, nós temos que ver o que a regra diz. No regulamento do BSOP temos, na regra número 42, o texto: “Um aumento menor do que a totalidade da aposta atual não reabre a ação para um competidor que já tenha agido na rodada”.

Vejamos a situação:

Jogador A: Raise de 4.000
Jogador B: CALL
Jogador C: ALL-IN 4.500

Como o jogador B não efetuou um raise completo (ou seja, de no mínimo mais 3.000 fichas, para um total de 7.000), ele não reabriu a ação para quem já falou antes dele.

O all-in do jogador C não é um raise completo, pois não chegou aos 7.000, logo, de acordo com a regra dos maiores torneios do mundo, o jogador A só terá as opções de fold ou call.


(CARLOS EDUARDO – SÃO PAULO, SP)
 
2.    Na última WSOP, houve uma decisão que causou polêmica no Main Event. Restavam cerca de 100 jogadores e aconteceu o seguinte fato:
 
Gaelle Bauman abriu mini-raise do UTG para 60.000. A mesa rodou em fold até Andras Koroknai, que empurrou all-in de quase 1,5 milhão do Small Blind. Gavin Smith deu fold no Big Blind, e Koroknai  jogou suas cartas fora achando que a ação estivesse completa. Quando ele percebeu o erro, tentou recuperar suas cartas, mas só conseguiu uma delas, a outra não estava identificável. Bauman tinha mais fichas, segurava K-K e iria dar o call. O Diretor de Torneios Dennis Jones disse que se fosse em uma outra fase do torneio, ele teria eliminado Andras Koroknai, mas como estava na fase final do Main Event, ele fez Andras apenas pagar os 60.000, correspondentes ao raise de Bauman, e preservou a “Tournamente Life” do jogador.
Um jogador é responsável por proteger as suas cartas. Então, Koroknai não deveria ter sido eliminado?
Bom, não foi exatamente isso que o Diretor do torneio disse. Ele disse que no “melhor interesse e justiça da disputa”, ele não faria o Koroknai ser eliminado, mas apenas pagar o raise de 60.000 de Bauman.

Apesar de o jogador ser, sim, responsável por proteger as suas cartas, mas, sobretudo, prestar atenção ao jogo, Dennis Jones tomou a decisão correta baseado no regulamento da WSOP. A regra 94 da WSOP tem redação semelhante à do BSOP, que diz: “Se o participante aumentou a aposta e esta ainda não foi paga o aumento será retornado ao participante”.

Ou seja, Gale Bauman aumentou e Koroknai reaumentou. A aposta all-in de Koroknai ainda não havia sido paga por Gale quando se percebeu o erro e, portanto, o jogo foi paralisado para que a direção fosse chamada. Portanto, a decisão foi correta.

Caso Gale houvesse dado o call, a decisão do diretor seria um pouco mais complicada, mas, acredito que terminaria com a eliminação de Koroknai.


Devanir “DC” Campos
Twitter: @DC_Brasil
Devanir Campos é um dos fundadores da ADTP (Associação de Diretores de Torneios de Poker do Brasil) e é um dos responsáveis pela direção do BSOP.





NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×