EDIÇÃO 64 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Semelhante não quer dizer igual

Comparações entre o poker online e o ao vivo


Diógenes Malaquias

Neste artigo, farei comparações entre o poker online e o ao vivo. Para facilitar o entendimento, vou dividir o artigo em tópicos e abordarei as características dos diversos estilos em cada um deles.

PREPARAÇÃO PARA O GRIND

Para quem tem interesse em jogar em alto nível, antes de encarar uma maratona de poker, é fundamental uma boa preparação física e psicológica.

Antes de iniciar a sessão, esteja relaxado mentalmente e bem alimentado. É interessante dobrar os cuidados quando for sair de casa, pois não temos as mesmas facilidades.

Durante as sessões, evite alimentos pesados ou que sejam diuréticos. Sempre tenha em mente que um desempenho mental maximizado é dependente de um bom preparo físico.

CONVÍVIO SOCIAL
Ninguém deve passar horas jogando poker sozinho ou sem comunicar com outras pessoas. O ser humano foi feito para viver em sociedade. Passar muito tempo sozinho vai contra a essa ideia.

Aqui, o jogo ao vivo leva uma grande vantagem. Ao ir a uma casa de poker você é obrigado a conviver com pessoas novas, e é interessante interagir com elas, porque bons amigos e boas oportunidades podem surgir.

Já o jogo online perde muito nesse aspecto. Porém, é possível contornar um pouco esse problema usando ferramentas de conversa em áudio, como o Skype. Você já experimentou fazer uma sessão de MTT conversando com amigos?



VOLUME DE JOGO
A média de mãos jogadas no poker ao vivo gira em torno de 30 mãos por hora. Aqui, a vantagem é totalmente do online. Na internet, jogadores profissionais de poker conseguem jogar 1.000 ou até mais mãos durante uma hora.
Essa diferença, de volume de jogo, pesa bastante na hora de calcularmos qual jogo é mais lucrativo.

NÍVEL DOS ADVERSÁRIOS
Sinceramente, eu não sei por que o nível dos jogos ao vivo é mais baixo. Chutando, eu arrisco dizer que os iniciantes têm um acesso mais fácil ao jogo ao vivo. Assim, eles preferem esses jogos. E tem o fato de os profissionais serem atraídos pelo alto volume de mãos por hora oferecidas pelo poker online. Assim, eles preterem o jogo ao vivo.

Definir qual jogo é mais rentável não é uma decisão óbvia. No online, temos alto volume, mas um nível mais elevado, enquanto que ao vivo temos um volume baixo e um nível médio também mais fraco.



BANKROLL

O fator lucratividade por mãos, ou o famoso edge, é o mais importante para calcularmos o bankroll necessário para jogarmos poker. Quanto mais alto o nosso nível, menos somos afetados pelas marés ruins. Então, no jogo ao vivo, podemos ter um bankroll menor do que no online.

O tamanho do bankroll também varia com outros fatores, mas podemos generalizar algo como 20 buy-ins, para o cash game ao vivo, e 100 buyins, para o cash online. Já em torneios, um bankroll saudável consiste em 50 a 100 buy-ins, para um jogo ao vivo, e 200 a 500 buyins, para o online.

Esses bankrolls são indicados para quem quer ser jogador profissional. Os iniciantes não precisam se preocupar com bankroll sustentável, mas sim em quanto dinheiro eles podem perder.

Esses são os princípios fundamentais do jogo ao vivo e online. Sabendo disso, basta escolher em qual deles você vai querer ser aventurar.





NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×