EDIÇÃO 43 » COLUNA INTERNACIONAL

Uma Lição do Better Business Bureau


David Apostolico

Recentemente, eu me deparei com uma estatística interessante do Better Business Bureau, corporação que existe há quase um século e cujos relatórios e pesquisas são bastante respeitadas.

O Better Business Bureau estima que, para cada cem pessoas lesadas, apenas quatro fazem algo a respeito. Essa é uma constatação chocante se você parar para pensar. Apenas 4% da população está disposta a reagir. Acho esse número exagerado. Sei que há numerosos casos em que não vale a pena perder tempo ou se estressar diante de uma situação assim. Mas mesmo quando se leva isso em conta, não se pode deixar de notar a lição inequívoca dessa estatística: a grande maioria das pessoas evita conflitos.

As pessoas preferem ser lesadas a entrar em conflito. Então, como isso se aplica ao poker? Podemos usar essa informação de duas grandes maneiras. Primeiro e mais importante, precisamos nos perguntar honestamente se estamos entre a grande percentagem de pessoas que evitam embates. Se estivermos, será que isso se reflete no nosso jogo? Nós recuamos diante de oponentes agressivos? Seja honesto. O poker é um jogo de nuances. Há uma linha tênue entre se impor e ser um calling station. No entanto, se você evitar entrar em conflito o tempo todo, vai acabar sendo perdedor.

Segundo, nós precisamos entender como podemos usar esse fato em benefício próprio. Se as pessoas gostam de evitar conflitos, dê a elas conflitos a serem evitados. Seja agressivo. Pressione aqueles oponentes que parecem se encaixar no perfil da maioria.

Eu lhe darei um exemplo tirado da minha mesa privada. Depois de me deparar com essa estatística do Better Business Bureau, fui capaz de corrigir uma falha no meu jogo que me custava fichas. Eu me considero relativamente bom pressionando, mas há vezes em que eu relaxo um pouco para não dar a impressão de que serei 100% agressivo em determinadas situações. Digamos, se eu sempre colocar pressão nos blinds quando for o button, cedo ou tarde serei descoberto.

Embora essa afirmação em geral seja verdadeira, eu não preciso recuar se estiver enfrentando oponentes passivos nos blinds. Se eles forem pessoas que evitam conflitos, será preciso muita coragem da parte deles para se impor. E o mais provável é que essa coragem advenha de cartas boas. Como eu não posso adivinhar quando eles receberão cartas boas, devo pressionar sempre que tiver oportunidade. Tenho feito mais isso ultimamente. Com sucesso.

O poker é uma arena em que sempre vale a pena dedicar tempo e esforço para se impor. Se você tiver medo de conflito, conserte isso antes de se sentar à mesa.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×