EDIÇÃO 41 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Jogando com K-K-X-X Fora de Posição

questionário de Pot-Limit Omaha


Jeff Hwang
O jogo: $1-$2 com ante de 30¢ online (six-max), five-handed

Sua posição: Small blind
Sua mão: K K 6 3
Posição 1: Cutoff ($414,25)
Posição 2: Button ($112,45)
Posição 4: Small blind – você ($464,25)
Posição 5: Big blind ($303,10)
Posição 6: Under the gun ($316,90)

Pré-flop: O jogador under the gun ($316,90) abre raise de $8,50, e tanto o cutoff ($414,25) quanto o button ($112,45) dão call.

1. Você deve dar:
a. Fold?
b. Call?
c. Reraise?

Ação: Você ($464,25) dá call. O big blind dá fold.
Flop ($37,50): A J 6

2. Você deve:
a. Dar check?
b. Apostar?

Ação: Você dá check. O jogador seguinte – o raiser pré-flop – aposta $24 e o cutoff e o button dão fold.

3. Você deve dar:
a. Fold?
b. Call?
c. Raise?
Ação: Você dá call.
Turn ($85,50): 6

4. Você deve:
a. Dar check?
b. Apostar?

Ação: Você dá check.
Ação Hipotética: Seu oponente aposta $55.

5. Você deve dar:
a. Fold?
b. Call?
c. Raise?

Ação Real: Seu oponente dá check.
River ($85,50): 9

6. Você deve:
a. Dar check?
b. Apostar de $10 a $25?
c. Apostar de $40 a $60?
d. Apostar de $70 a $85,50?

Ação: Você aposta $43, e seu oponente dá call e mostra A Q J 8. Você vence.

Avaliação e Análise
1. a(4), b(10), c(0). Com Reis relativamente secos no small blind, tribetar é simplesmente errado – em especial com mais de 200 big blinds e fora de posição contra os adversários. Dar fold diante de um raise no small blind nunca é de fato errado, mas Reis com uma carta do mesmo naipe configuram uma mão suficiente para dar call e tentar flopar top set nesse multipote.

2. a(10), b(2). Apostar contra três oponentes com o nut flush draw e draws para trincas de Reis e de Seis não é uma boa ideia. A jogada deve ser dar check e esperar ver uma carta grátis ou conseguir muita ação que lhe dê odds para tentar o flush draw.

3. a(10), b(7), c(2). Essa é uma questão difícil, pois você pode defender bem tanto o fold quanto o call. Você pode dar fold com apenas o nut flush draw, com odds de somente 2,5-1 quando você é azarão em mais de 4-1 para formar o flush no turn. Além disso, embora você esteja diante de uma continuation-bet pequena, é pouco provável que o apostador esteja blefando em um pote com quatro pessoas.

Por tal razão, dar raise diante de um semiblefe nessa situação de razão estoque/pote [REP] média (REP de 8) – território nebuloso, que depende do seu julgamento – também seria um erro, pois, se ele não está blefando, um check-raise semiblefando tampouco teria o efeito desejado de fazer o apostador dar fold.

A opção pelo call deve se basear principalmente em como você encara a aposta do seu oponente. A pergunta óbvia é: quão forte você acha que seu oponente é: você acha que ele apostaria pouco com uma trinca de ases em um bordo com possibilidade de flush e straight? Talvez sim se ele tiver uma trinca com um flush draw.

Outra possibilidade é ele estar fazendo simplesmente uma weak-stab continuation-bet. E se ele não estiver com a trinca mais alta, você pode ter um draw vivo para a trinca – e talvez até um draw vivo para uma trinca de seis também. Essa possibilidade aumenta sua equidade potencial.

Dito isso, um call seria bem mais fácil de se justificar se você tivesse posição sobre seu oponente e pudesse ver como ele reage à carta do turn. Mas fora de posição, talvez seja melhor dar fold do que provavelmente enfrentar um segundo tiro se você der call e não acertar nada.

4. a(10), b(0). Eu não vejo como uma aposta seria correta. Você tem uma trinca de seis e o flush draw, mas o bordo agora está pareado e você pode ter uma queda praticamente morta. Essa é basicamente uma mão de uma bet na melhor das hipóteses; se você colocar mais de uma bet entre o turn e o river, é improvável que consiga mostrar a melhor mão.

A vantagem de dar check é que, quando você está à frente, não será dominado facilmente, pois não teme uma carta de ouros no river, já que segura o nut flush draw. Enquanto isso, o problema de se apostar é que não é provável que seu oponente lhe dê muita ação com mãos que você possa derrotar se ele segurar apenar uma trinca mais baixa.

Dar check-call deve ser a jogada.

5. a(2), b(10), c(0). Não há valor em se aumentar, pois não é provável que você seja pago por uma mão pior que a sua. Dito isso, a gama de apostas do seu oponente aqui deve ser ampla o bastante para que você praticamente precise pagar pelo menos mais uma aposta; ele pode ter apenas um ás ou dois pares, ou talvez um straight draw com o qual está dando continuation-bet.

6. a(0), b(4), c(10), d(7). Com seu oponente tendo dado check depois de você no turn, essa situação pede uma aposta metade value bet, metade blocking bet. Se seu oponente não tivesse nada e pretendesse blefar, é mais que provável que ele tivesse apostado no turn. Isso quer dizer que ele possivelmente conseguiu algo como A-A-X-X, J-J-X-X ou A-6-X-X, ou tem uma mão pega-blefe marginal como A-K-X-X; ou ele pode não ter nada e simplesmente ter medo de blefar.

Diante disso, você não quer dar check aqui e vê-lo dar check em seguida com uma mão marginal. Ao mesmo tempo, você não necessariamente quer apostar o máximo ou algo próximo disso e ter que dar fold diante de um raise.

Uma aposta simbólica entre $10 e $25 é talvez ao mesmo tempo fraca demais e óbvia demais; se seu oponente vai pagar uma aposta de $25 com uma mão que você pode derrotar nesse bordo (como A-K-X-X), é também provável que ele pague uma de $50. Mas, ao mesmo tempo, uma aposta alta de $70 até o máximo talvez seja exagerada aqui, caso seu oponente esteja preparando uma armadilha.

Embora você possa defender uma aposta de qualquer valor, creio que sua melhor opção seja uma aposta mediana de $40 a $60.

Jeff Hwang é um jogador de poker semiprofissional e autor de dois aclamados livros de Pot-Limit Omaha. Você pode conferir seu site no endereço jeffhwang.com.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×