EDIÇÃO 37 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Bolhas de Torneios

O que não fazer, como não fazer e mais


Steve Zolotow

Escrevo esta coluna logo que cheguei em casa, depois da minha eliminação de um dos eventos de $1.500 de no-limit hold’em da World Series. Certos erros são tão universais que não deveriam me surpreender. Ainda assim, sempre fico pasmo ao ver um jogador que parecer ter certa experiência e conhecer bem o poker cometê-los. Um grande erro que eu vejo se repetir torneio após torneio ocorre perto da bolha. Esse evento em particular havia começado com 2.563 inscritos. Os 270 mais bem colocados receberiam prêmios que variavam de $2.802 a $614.248. É bastante óbvio que você deve jogar de modo a maximizar suas chances de ganhar um dos maiores prêmios, mesmo que isso signifique correr o risco de não ganhar nada.



O Que Não Fazer:
Se você atingir esse estágio em um torneio, não deve ficar super tight, especialmente quando tiver a chance de ser o primeiro a agir agressivamente. Alguns dos demais jogadores, em regra aqueles com estoques menores, vão ficar tight para tentar ficar ITM. Isso significa que você pode passar por cima deles. Até mesmo um estoque médio pode não querer se envolver em um pote que pode fatiá-lo. As fichas representam equidade de dinheiro na estrutura de premiação. Nesse torneio, em que os jogadores começavam com 4.500 fichas, você pode considerar ganhar um pote de 5.000 como somar $1.500 em dinheiro à sua equidade. (A razão por que mencionei 5.000 e não 4.500 é para computar o valor que fica com a casa). Isso quer dizer que é muito caro no longo prazo perder alguns potes para ficar ITM.

Como Não Fazer: Eu não sei se lhe convenci de que jogar de forma extremamente tight para garantir ficar ITM é um erro. Não sei o que o último e minúsculo prêmio significa para você e para seu bankroll. Suponhamos que signifique muito e que você esteja disposto a perder bastante equidade para entrar na zona de premiação. (Esse é frequentemente o caso de jogadores que ganharam sua entrada no main event por meio de um satélite barato e acham que um prêmio de $20.000 para seu investimento de $200 faz valer a pena sacrificar um pouco suas chances de faturar alto). O que você não deve fazer é deixar que todo mundo na sua mesa saiba que sua estratégia é essa. Não os deixe saber que você está largando A-K para evitar desastres ou que você está jogando apenas com ases e reis. Quando seus oponentes, em especial os agressivos, perceberem isso, vão roubar suas fichas em todas as mãos. Você nunca terá poucos limpers para poder ver um flop do big blind. Você avisou a todos os outros jogadores que eles podem roubar suas fichas.



O Que Fazer e Como Fazer: Perto da bolha, jogue seu jogo normal. Se alguém deixar claro que está dando fold em todas as mãos para ficar ITM, dê steal! Se você estiver diante de uma difícil decisão em uma situação na qual pode perder todo o seu estoque, não tem problema em dar fold. Há dois motivos para isso. O óbvio é que ficar ITM é realmente importante. O outro é que seus oponentes também querem ficar ITM, e como você não começou a jogar de modo extremamente tight, eles vão tender a ter uma mão real quando se envolverem.

Se você for capaz de confundir seus oponentes, faça isso. Se estiver planejando dar steal em muitos potes na bolha, tente fazê-los pensar que você realmente quer ficar ITM e joga apenas com mãos premium. Caso decida sacrificar equidade para entrar na zona de premiação, não os deixe saber disso. Aliás, tente convencê-los de que você não liga para nada além das primeiras colocações e, portanto, está disposto a correr riscos. Isso pode facilitar sua vida no big blind ou fazer com que alguém tente blefar quando você tiver o nuts.

Steve Zolotow é um bem sucedido jogador e teórico de poker. Quando não está nas mesas, ele cuida de seus bares em Houston e Nova York.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×