EDIÇÃO 36 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Densidade de Contexto

Um conceito interessante de se entender


John Vorhaus

Como sabemos, o poker online é muito mais rápido que o jogo no mundo real. Esse ritmo acelerado cria oportunidades de lucro maravilhosas para aqueles que entendem o conceito de densidade de contexto.

Densidade de contexto é a medida da quantidade de informação disponível em um determinado espaço de tempo: quanto mais informação, maior a densidade de contexto. Na televisão, um programa na TV aberta tem mais densidade de contexto do que uma exibição comercial, na qual o conteúdo do programa é misturado e diluído por comerciais. No domínio do poker, se você estivesse tentando juntar informação sobre como um determinado oponente defende seus big blinds, por exemplo, e buscasse essa informação em uma mesa cheia, você teria uma densidade de contexto de 10%, porque ele está no big blind em uma mão a cada dez. Em um jogo six-handed, você conseguiria informações significativas sobre este assunto em um sexto das vezes. No heads-up, sua densidade de contexto neste assunto sobe para 50%, porque seu oponente tem que ser o big blind mão sim, mão não. Essa é uma densidade muito alta. Assim, dizemos que é mais fácil detectar padrões quando o contexto é denso.

Mas o número de jogadores na mesa não é o único fator determinante dessa densidade. Basicamente, qualquer coisa que aconteça que não esteja diretamente relacionada às considerações estratégicas do poker torna a densidade de contexto mais esparsa. Em cardrooms no mundo real, o contexto é amplo, mas não denso, pois há uma grande quantidade de informação ao redor do jogador – tendências de apostas, linguagem corporal, expressões faciais, atenção, e assim por diante – mas ela também está dispersa ao longo do tempo, e diluída por irrelevâncias de baixa informação, como embaralhar, distribuir cartas, empurrar potes, serviços dos garçons e bate-papo ocioso, sem mencionar distrações atraentes como futebol e bebidas sendo servidas. Online, as mãos não só acontecem mais rápido, mas também em um ambiente de densidade de contexto muito alta, onde o fluxo de informação é farto, profundo, rápido e quase inteiramente relevante. Nesse ambiente, podemos detectar tendências no jogo de nossos oponentes e nos adaptar de forma ligeira, com a informação ainda recente em nossa memória. Não temos que esperar horas pela ocorrência de certas situações exploráveis. Na Internet, elas podem acontecer em poucos momentos.

Imagine que você esteja jogando uma full table online contra, entre outros, “FriskyJoe”, que dá raise de posição intermediária. Você tem um ás fraco em posição final e não quer ser envolvido em uma aventura descuidada contra um oponente que você não conhece, então dá fold. Mas você nota que FriskyJoe acaba mostrando 8 7, e começa a pensar sobre isso, formulando a hipótese que Joe gosta de mixar seu jogo dando raise com suited connectors médios de posição intermediária. Uma ou duas voltas depois, e você vê o mesmo raise com cartas medianas na mesma posição, e considera sua hipótese confirmada. Agora você está atento. Da próxima vez que ele der esse tipo de raise, você pode ir à luta com um range amplo de mãos, porque sabe que em vários flops com overcards – quer você as acerte ou não – uma aposta sua provavelmente o espantará do pote.



Naturalmente, essa informação funciona para os dois lados. Se for você quem dá raises de meia-órbita com cartas medianas, alguns de seus oponentes irão perceber seus truques. É interessante notar que, graças à alta densidade de contexto do poker online, são seus oponentes mais fracos, e não os mais fortes, que acharão que entenderam o que você está fazendo.

Deixe um jogador de poker atento dar uma olhada em um move, e ele ficará imaginando o que você está fazendo. Mostre-lhe o move novamente, e ele irá criar um postulado sobre como você joga. Na terceira vez que você fizer a mesmo coisa, ele terá uma estratégia já planejada para contra-atacar (como esquematizado acima). Você utilizou esse padrão muitas vezes, tenho certeza – por exemplo, para defender seus blinds. A primeira vez que um oponente dá steal, você deixa passar, porque não sabe se ele tem uma mão verdadeira ou está apenas roubando. Na segunda vez que ele rouba o pote, você o rotula provisoriamente de ladrão de blinds.  Na terceira vez que ele ataca seu blind, você está pronto, e contra-ataca. É por isso que dizemos que a terceira vez é o ajuste.

Agora, o negócio é o seguinte: no mundo real, uma sequência dessas pode levar uma hora ou mais para acontecer. A densidade de contexto é tão baixa que só os jogadores mais perceptivos e de melhor memória serão capazes de perceber a sequência de forma precisa e planejar uma resposta. Online, no entanto, passamos por três órbitas em 10 minutos ou menos, e a rapidez com a qual essas situações ocorrem permite que até os jogadores mais desatentos percebam – o que é exatamente o que queremos que eles façam.

No mundo real, temos que nos preocupar com os nossos oponentes mais difíceis percebendo o que estamos fazendo e planejando uma reação eficiente. Afinal das contas, se eles são concentrados e espertos o suficiente para detectar nossas tendências, também são (possivelmente) concentrados e espertos o suficiente para antecipar nossos ajustes. Online, contudo, podemos ter certeza de que nossos piores oponentes terão reações rápidas ao nosso jogo. Eles assimilam nossos padrões sem realmente entendê-los ou sem considerar que ajustes ainda temos no estoque.



Você ataca o blind do sujeito. Ele dá fold. Dois minutos depois, você o ataca de novo. E ele dá fold novamente. Dois minutos mais tarde, você ataca de novo. Desta vez, ele está pronto para se afirmar. Não será uma grande surpresa para ele quando ele der reraise e você voltar reraise nele também? Isso requer certa coragem de sua parte, claro, mas graças à mentalidade de a terceira vez é o ajuste, você pode fazer o move mais uma vez, com bastante confiança. Lembre-se, ao ajustar-se ao ajuste dele, você está reagindo ao contra-ataque que você mesmo o forçou a fazer. É o ritmo do jogo online que permite essa preparação. No mundo real, seus oponentes mais fracos simplesmente não conseguem reter esses padrões na memória por tempo o suficiente para que você possa utilizar a atenção falha deles contra eles mesmos. Em outras palavras, não há como ter certeza de que eles irão lembrar quais erros você quer que eles cometam. Na Internet, por outro lado, é possível.

Eis um elemento do poker online a se considerar: em um mundo de malandros (algo sobre o qual tenho um pouco de conhecimento, tendo acabado de lançar o The California Roll, um romance sobre o assunto), há algo chamado apressar o alvo. Isso quer dizer deixar o oponente tão tenso e agitado que ele reage por instinto e de forma inconsciente – para seu próprio prejuízo, é claro. Vemos o mesmo fenômeno no poker online, onde o ritmo frenético da atividade (principalmente entre aqueles que jogam muitas mesas ao mesmo tempo) pode fazer com que oponentes de pouca habilidade cometam erros muito grandes.

Da próxima vez que jogar online, pense um pouco sobre a densidade de contexto. Note quais padrões de jogo seus oponentes mais fracos percebem, e veja como pode utilizar essa percepção contra eles. Se você fizer isso corretamente, pode até mesmo treiná-los para perder.




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