EDIÇÃO 34 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Poker Esporte Clube - Um Jogo de Alto Nível!


Diego Brunelli

Ultimamente tenho presenciado vários debates, principalmente em fóruns e blogs, sobre o acirramento da competição no meio do poker. De fato, os tempos são outros.

Não há dúvidas de que o nível técnico de hoje superou de longe o dos anos passados. Mas seja pelo ajuste de qualquer atividade no mercado, seja pela evolução do esporte, esse era o seu rumo natural. Entendo que os profissionais do poker, incluindo jogadores, empresários e pessoas que trabalham em empresas ligadas ao poker, têm muito mais motivos para celebrar do que qualquer outra coisa.

A popularização do esporte e o sucesso das várias organizações que participam desse mercado tiveram talvez sua maior conquista no final de abril, quando, no dia 29, foi dada a notícia de que o poker havia sido incluído na IMSA (International Mind Sports Association). Como se não bastasse, o poker agora também fará parte das Olimpíadas da IMSA – a World Mind Sports Games – que acontecerá paralelamente aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Passando agora paras as mesas, acho que em breve já começaremos a sentir os efeitos dessa conquista. Esse pode ser o primeiro passo para a legalização do poker em vários países onde ele está às margens da lei. Questões como dificuldade de depósito, impostos e não aceitação social geram empecilhos resultantes da falta de regulamentação. Como consequência, a evolução do jogo e o fluxo de novos jogadores que vinha sendo estancado agora não serão mais impeditivos para a continuidade e crescimento do poker.

Talvez o único ônus disso tudo seja que atualmente enfrentamos adversários cada vez mais preparados. Mas com a difusão da informação, nem poderia ser diferente. Para ter sucesso financeiro hoje em dia, um profissional de poker passa pelas mesmas dificuldades que um empresário, médico, advogado, engenheiro etc. A competição está nivelada por cima. Mas isso está longe de ser o fim do mundo. Apenas exige mais trabalho e esforço, como nas outras profissões. Eu particularmente sinto que ainda existe muito espaço para evoluir no poker, inovações a serem experimentadas, jogos novos a aprender, enfim, muito lucro nas mesas.

Acho que a primeira coisa que um jogador deve fazer, seja ele um profissional ou um amador que quer correr o risco de ganhar uma bolada com esse hobby, é escolher um jogo e se especializar. Isso não significa abandonar os outros. Muito pelo contrário. Mas, digamos, reservar pelo menos 70% do seu tempo de prática para jogar aquela modalidade, e 70% do seu tempo de estudo para buscar informações sobre aquele jogo. Mas a diversificação no tempo restante é muito importante. Eu, que foco minhas atenções principalmente nos SNGs, sempre que volto de uma jornada de cash ou MTT, me sinto mais criativo, às vezes saco umas jogadas diferentes, tento coisas novas. Dando certo ou não, isso sempre mexe com meu jogo e me ajuda a refletir mais sobre ele, questionar padrões e tentar evoluir.

Uma vez escolhido a modalidade, agora é hora de buscar todas as informações possíveis. Se você fizer bom uso de cursos, sites de treinamento, coaching, fóruns, revistas, livros, etc., certamente isso lhe fará desenvolver seu jogo de forma muito mais sólida e rápida. É também imprescindível aprender a manusear os softwares de apoio. As informações contidas ali são preciosas, e mais ninguém pode lhe dar. Chegando finalmente às mesas e ao lobby do site, saiba manuseá-los como a palma da sua mão. Achar as mesas mais rentáveis, os torneios mais EV, os formatos de SNG que mais lhe atraem.

Outra coisa que é preciso ter em mente é que existe mais de uma forma de se obter lucro no poker online hoje em dia. Pode ser tanto através da mesa em si, quanto por volume e rakeback. Se a escolha for o lucro direto das mesas, jogue menos mesas, estude seu jogo a fundo, procure leaks (vazamentos, falhas no jogo), analise seus adversários, estude os melhores jogadores do seu stake e veja o que eles fazem. Se a opção for volume e rakeback, escolha o site em que seja possível jogar mais mesas, que tenha mais “action” e, fundamentalmente, que tenha um bom sistema de rakeback. Há algumas semanas eu postei em meu blog alguns cálculos sobre rakeback no PokerStars e mostrei que um SuperNova tem rakeback maiores do que 40%. É uma possibilidade de lucro, qualquer que seja sua opção, que não dá para deixar passar. Faça suas escolhas e, com determinação, os resultados são uma mera questão de tempo.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×