EDIÇÃO 3 » ESPECIAIS

‘Action’ Dan Harrington Confirma Sua Condição de Lenda

Harrington Derrota David ‘The Dragon’ Pham em um Heads-up Emocionante no Legends of Poker Championship


Ryan Lucchesi

Grandes heads-ups não fazem parte do calendário do circuito de torneios, mas as condições perfeitas fizeram com eles acontecessem. E foi exatamente isso que ocorreu durante o Legends of Poker 2007, válido pelo WPT. Foi um evento que teve derrotas avassaladoras, uma confirmação de grandeza, e alguns efeitos duradouros sobre a corrida pelo título de “Jogador do Ano de 2007” pela Card Player.


Dia 1 (A e B) — Muitos Retornos Felizes e Muitas Saídas Rápidas
O salão do Bicycle Cassino estava livre de curiosos, o que ajudou a criar uma atmosfera íntima para o evento que atraiu 485 jogadores e gerou uma premiação de $1.634.865 para o primeiro colocado. Joe Pelton, o campeão do ano anterior, falhou em seu objetivo de repetir a façanha, e foi eliminado no final do Dia 1-A. Phil Hellmuth, lenda do poker, foi eliminado na primeira hora do Dia 1, que também foi cruel com o recente campeão do World Series of Poker, Jerry Yang. Outra indiscutível lenda do poker, Doyle Brunson, que ganhou o Legends of Poker em 2004, avançou para o Dia 2, assim como outros 190 jogadores. François Safieddine era o chip leader com $165.400 em fichas.

Do Dia 2 ao Dia 4 — A Dominação no Feltro Termina Com uma Dura Eliminação
O segundo dia de competição foi marcado pela queda de muitos nomes importantes, incluindo Men “The Master” Nguyen, Scotty Nguyen, Mike Matusow, Gavin Smith e Doyle Brunson. O dia também foi marcado pelo súbito fim de uma corrida que parecia interminável, imposta por Tuan Le com seu estilo de jogo hiperagressivo. Já no fim do dia, ele foi de all-in com um par de damas em um bordo com Q1076mas Adam Geyer pagou com A K, e o 3apareceu no river, dando a ele um flush. Geyer foi catapultado para mais de $400.000 em fichas, que ele transformou em $505.000, terminando o dia na liderança do torneio.

Cinqüenta e três jogadores chegaram ao terceiro dia, mas apenas 45 ficariam in the money.
Joe Sebok aumentou seu estoque de fichas para $1,057 milhão e foi o líder do dia. Ele quase chegou a uma mesa final do WPT pouco antes (foi o bolha da final table do Shooting Star do Bay 101 em 2006), e parecia que essa seria a hora de ele conseguir isso.

No começo do quarto dia restavam duas mesas, e todos os olhos estavam no stack de Sebok, que diminuiu pela metade na corrida por um dos nove lugares na mesa final. Os últimos finalistas eram o dragão adormecido, David Pham; Tom Schneider, um dos iluminados do torneio; o campeão mundial em 1995, Dan Harrington; e mais cinco experientes jogadores.

Lee Markholt foi o primeiro da mesa final a ser eliminado, seguido por William Pilossoph. Na mão que determinou a mesa a ser televisionada, Sebok deu raise de $120.000 no meio da mesa e Schneider voltou reraise. Sebok então foi de all-in e Schneider pagou. Sebok mostrou um par de damas e Schneider mostrou AJ. O bordo trouxe 652A10, e Sebok foi mandado para casa. Depois dessa, Schneider tornou-se chip leader com $3.495.000.

Mesa Final
Eis a contagem de fichas da mesa final:

No. 1 Shi Jia Liu $1.305.000
No. 2 Dan Harrington $2.230.000
No. 3 Tom Schneider $3.495.000
No. 4 Thu Nguyen $1.475.000
No. 5 David “The Dragon” Pham $470.000
No. 6 Mike McClain $725.000

O começo foi difícil para Shi Jia Liu, que perdeu $1 milhão nas quatro primeiras mãos, em que Mike McClain e Pham duplicaram suas fichas às custas dele. O momento decisivo chegou para Liu na 11ª mão. Ele foi eliminado pelo par de damas de Harrington e levou para casa $137.175. McClain foi o próximo a cair, na mão nº 20, quando se deparou com a trinca de valetes de Thu Nguyen. McClain levou para casa $182.900. Sessenta mãos ocorreram até que o jogador seguinte fosse eliminado, mas a disputa foi intensa durante esse período. Dois jogadores que disputavam o título de Jogador do Ano 2007 da Card Player se enfrentavam arduamente desde o começo. Qualquer um deles poderia tomar a liderança de J.C. Tran com uma vitória, e ambos pareciam determinados a atropelar um ao outro para conseguir esse feito. Pham ganhou um grande pote de Schneider na primeira disputa entre eles, e finalizou essa vitória ao realizar o melhor call do torneio. Ambos os jogadores pediram mesa no flop 6433ASchneider pediu mesa, Pham apostou $200.000 e Schneider aumentou para $500.000. Pham pensou bastante durante cerca de dois minutos, mas acabou pagando. Schneider mostrou 109 Pham, A10, acertando um par de ases. Apesar de Schneider ter conseguido dobrar suas fichas às custas de Harrington depois de “The Dragon” ter percebido seu blefe, ele não conseguiu se recuperar e foi eliminado em quarto lugar, pelo próprio Pham. Schneider levou para casa $228.625 e adicionou outra impressionante façanha a seu currículo de 2007. Para Schneider, essa participação na mesa final juntou-se aos seus dois braceletes no último WSOP, além do quarto lugar no Main Event (Nota: Para entender as implicações dessa mesa final no ranking do Jogador do Ano, favor olhar a classificação atualizada na seção “Fique por Dentro” desta edição). Algumas mãos depois, Nguyen foi eliminado e acabou na terceira colocação – ele levou para casa $388.660, ao ver seu A5 ser superado pelo AQ de Pham. O heads-up final estava definido, e era uma disputa que todos queriam ver: o hiperagressivo Pham contra o sólido e calculista Harrington.

Heads-up Histórico
Eis como estava a contagem de fichas no início:

Dan Harrington $5.805.000
David “The Dragon” Pham $3.895.000

Os dois jogadores remanescentes tinham bastante respeito um pelo outro, e o maior medo de Harrington tinha se tornado realidade na mesa final.

“Eu disse a alguns amigos que esperava que ele não duplicasse o stack, pois ele seria uma pedra no meu caminho durante o restante do torneio. Mas, como era de se esperar, foi exatamente isso que ele fez, e seguiu em frente como uma locomotiva em disparada”, disse Harrington.

Mas o renomado jogador e escritor permaneceu firme usando sua marca registrada, um boné verde do Boston Red Sox, e escolheu com sabedoria o momento de agir. Ele ganhou um pote de $5,5 milhões logo no início. Pham entrou de limp do button com $120.000. Harrington aumentou para $420.000 e Pham pagou. O flop veio Q73e Harrington apostou $350.000. Pham novamente pagou, e a carta do turn foi o 7. Harrington pediu mesa, Pham apostou $450.000, e Harrington hesitou por um instante antes de pagar. O river trouxe o 4e Harrington pediu mesa. Pham apostou $1,5 milhão e Harrington rapidamente pagou. Harrington mostrou Q-10 e Pham entregou suas cartas sem mostrá-las. Pham logo empatou o jogo, e até conseguiu ficar à frente com sua agressividade constante.

“Ele botava pressão o tempo todo, mas eu sentia firmeza. Eu estava apenas esperando que os blinds ficassem um pouco mais altos para poder me impor, e felizmente deu certo”, afirmou Harrington.

Action Dan aguardou seu momento, e depois ganhou outro enorme pote de Pham, que estava $1 milhão a sua frente. Harrington entrou de limp com $200.000 e Pham aumentou para $700.000. Harrington pagou, e o flop veio J93KQ. Harrington tinha 109. As cartas do turn e do river foram Ae 8, respectivamente, e Harrington ficou com oito vezes mais fichas do que o adversário. Pham mostrou ser persistente mais uma vez, e depois de algumas mãos ele estavam quase empatados de novo. Foi aí que ambos colocaram seu dinheiro no centro mais uma vez, mas agora Harrington ganhou de Pham por muito pouco. Os dois começaram a montar o pote final quando Pham entrou de limp com $300.000 e Harrington pagou. O flop trouxe 1054, e Harrington apostou $400.000. Pham pagou, e a carta do turn foi o A. Harrington apostou $1 milhão e Pham foi de all-in. Harrington sabia que ia ganhar: pagou e mostrou 105. Pham tinha 75, e o river irrelevante trouxe o 3. Com essa carta, Harrington foi o campeão do Legends of Poker 2007.

Por essa vitória, Harrington levou um prêmio em dinheiro no valor de $1.599.865, além do buy-in de $25.000 para o WPT Championship e um lugar assegurado Legends of Poker do ano que vem. Ele também se juntou a uma irmandade de lendas que ganharam os títulos do evento principal do WSOP e também um título do WPT. Os outros membros desse seleto clube são Doyle Brunson, Scotty Nguyen, Carlos Mortensen e Joseph Hachem. Pham levou $800.185 pela sua segunda colocação, e pulou para a liderança da corrida para Jogador do Ano 2007 da CardPlayer.

Harrington estava feliz, porém exausto, quando as coisas finalmente terminaram, e disse: “Agora eu estou exausto; foi uma partida muito difícil. Eu joguei contra um jogador muito agressivo, um oponente de alto nível — e ele me pressionou sem dar trégua. Mas, no fim, consegui sobreviver por tempo suficiente para ganhar algumas mãos, mostrar força e ter sorte nos draws. Pude impor meu jogo”.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×