EDIÇÃO 29 » FIQUE POR DENTRO

Combate Mano a Mano: Estrela Online Jamie ‘pokerjamers’ Armstrong Fala Sobre Dimensionamento de Apostas em Mão Online e Live


Craig Tapscott e Jamie Armstrong

Craig Tapscott: Eu gostei dessa mão quando você me contou, pois ela foi inteiramente baseada em sua leitura sobre Tyson Marks.
Jamie “pokerjamers” Armstrong:
Nós nos conhecemos através de amigos em comum e até já conversamos, mas nunca tínhamos jogado antes. Eu sei que ele adora fazer moves e é muito agressivo. Também sei que ele sabe que eu também sou muito agressivo e capaz de dar grandes blefes.

Vilão abre 3.700 de posição intermediária.

CT: Você teve alguma leitura sobre o tamanho dessa aposta inicial pouco maior do que um mini raise?
JA:
A maioria dos jogadores abre com pelo menos 2,5 vezes o big blind. Esse dimensionamento de aposta me diz que ele vai fazer isso uma quantidade decente das vezes e, definitivamente, com uma gama ampla de mãos.

Marks volta 9.500 do button.

JA: Esse tamanho de aposta realmente não diz muito, pois eu acho que ele está dimensionando assim com a maioria de sua gama de 3-bets. Acredito que a gama dele consista, na sua maioria, de mãos mais fracas com as quais ele não se sente confortável em dar apenas call, então ele essencialmente as está transformando em blefes.

CT: Que outras mãos você inclui na gama dele?
JA:
Ele também pode estar tribetando com mãos grandes como J-J+ e A-K, que eu acho que é a gama de valor dele para colocar 50 big blinds pré-flop contra um oponente aleatório live, embora eu não saiba com certeza se ele tribetaria com essas mãos, já que a maioria dos jogadores aleatórios em torneios live não dá 4-bet com facilidade.

Armstrong vê A 8 no small blind.

JA: Bem, eu sei que a gama de Mark é bastante ampla e consiste primariamente em mãos fracas.

CT: Qual é o plano então?
JA:
Meu primeiro instinto foi empurrar, mas o estoque do que abriu de posição intermediária seria um grande problema caso ele tivesse mesmo uma grande mão, e eu basicamente estaria transformando a minha em um blefe, já que Tyson jamais pagaria meu all-in com algo pior. Então decidi induzir Tyson a empurrar com uma mão fraca ou simplesmente dar fold.

CT: Então você realmente está esperando um shove aqui devido à dinâmica entre vocês dois?
JA:
Eu sei que Tyson vai empurrar com uma gama bastante ampla, pois ele sabe que eu sou agressivo e acha que vou blefar nessa situação uma boa percentagem das vezes.
Armstrong empurra 21.200. Vilão dá fold. Marks vai all-in com 70.300. Armstrong dá call. Marks mostra A 3.

Flop: K 10 7 (pote: 166.700)
Turn: 2 (pote: 166.700)
River: 4 (pote: 166.700)

Armstrong ganha o pote de 166.700.

CT: Ótima leitura, Jamie, mas isso foi uma loucura. Se eu fosse um leigo, acharia mais parecida com a dinâmica da mão de um torneio multitable online, não de um evento live de $5.000. Isso sim é poker.
JA:
Obrigado. A mão não é nem um pouco ordinária. Foi uma dinâmica muito interessante para mim dar call em um shove pré-flop de 50 big blinds com A-8 suited. Eu não apenas precisava de um oponente extremamente agressivo, como também precisava de alguém que soubesse o quão agressivo eu sou, mas ao mesmo tempo ignorasse que eu pudesse estar induzindo ação com uma mão marginal como A-8. Eu jamais faria essa jogada contra um maníaco desconhecido ou mesmo conhecido, sem um histórico e uma dinâmica insana.

 

Pokerjamers (Armstrong) aumenta para 12.100 do cutoff com A 8. Vilão paga do button. Stevie444 dá call do small blind.

JA: Depois que o Vilão dá apenas call, eu espero que stevie444 faça o mesmo com uma gama ainda maior de mãos.

Flop: A 8 4 (pote: 44.900)
Vilão e stevie444 dão check. Pokerjamers aposta 21.450.

CT: Por que uma aposta desse tamanho?
JA:
Eu fiz uma aposta de metade do pote porque ela vai induzir muitos blefe-raises no flop, já que eu dou continuation-bet com 100% de minha gama de abertura quando o flop traz um ás.
Vilão paga. Stevie444 paga.
Turn: Q (pote: 109.250)

Vilão dá check. Stevie444 dá check. Pokerjamers aposta 52.400.

JA: Eu fiz outra aposta pequena, que poderia ser feita com muitos blefes, já que eles não esperam que eu dê um segundo tiro contra dois oponentes segurando uma mão fraca com muita frequência.
Vilão dá fold. Stevie444 paga.

River: 4 (pote: 214.050)

JA: Essa é uma carta interessante, pois ajuda todos os ases abaixo de A-Q, além de A-8, já que agora a dama como kicker serve para todas as mãos A-X.

Pokerjamers aposta 154.200. Stevie444 volta all-in.

CT: Stevie444 é um jogador muito bom, então com que mão ele possivelmente poderia fazer isso?
JA:
Eu poderia basicamente excluir 4-4, pois uma quadra é uma mão muito rara de se conseguir, mas 8-8 era uma possibilidade. Vários jogadores dão raise no flop com uma trinca, e essa foi a primeira coisa em que eu pensei. Ele sabe que eu dou c-bet com uma ampla gama de mãos, de modo que ele não precisa dar raise, já que vai levar logo ali na maioria das vezes, e essa mão se torna enganosa em streets posteriores quando ele apenas paga.

CT: Duvido que ele tenha A-A ou Q-Q, com base na ação pré-flop, correto?
JA:
Certo. Eu eliminei A-A e Q-Q com base no call pré-flop, e, com A-Q, acho que ele também daria apenas call no river. Um 4 aleatório é possível, como A-4 suited ou algo do tipo 5 4, que eu acho que ele jogaria da mesma maneira. Há apenas algumas combinações de mãos que ele possa ter para me derrotar nesse momento.

CT: Um blefe talvez?
JA:
Bem, qual poderia ser a frequência de blefes dele nesse river em que dois flush draws foram destruídos e a maioria dos ases perdeu valor? Não sei ao certo, mas eu tinha plena certeza de que era perto de zero, muito embora eu saiba que Stevie é insano e capaz de fazer grandes moves. Ele também sabe que eu poderia ter todas as mãos supramencionadas com que ele poderia ter empurrado, e é uma aposta enorme no river contra um estoque enorme em um grande torneio. Foi uma decisão muito difícil, e eu finalmente dei fold depois de muito pensar.

Armstrong dá fold. Stevie444 ganha o pote de 368.250.

CT: Você se sentiu bem quanto ao fold depois?
JA:
Sim. Eu ainda me sinto bem em relação a essa mão e ao fold que fui forçado a dar – infelizmente, caí depois de um coinflip contra Stevie pouco depois disso.

CT: Qual é o maior ajuste que os jogadores online devem fazer quando passam a jogar live?
JA:
poker live é completamente diferente do online. A maioria dos torneios vai ter estoques maiores e seus oponentes não vão ser tão agressivos como o jogador online comum. Portanto, o jogo pós-flop se torna bem mais importante, já que não há muitas 3-bets e 4-bets acontecendo, pois dar call é mais comum. A maioria dos caras do online são capazes de fazer os ajustes necessários para serem bem sucedidos na arena live.

O nativo da Califórnia Jamie Armstrong tem mais de $1,4 milhões ganhos em eventos online, e está classificado no ranking como um dos maiores jogadores online do mundo. Seu maior ganho na Internet ocorreu em abril, quando ele venceu um evento de no-limit hold’em de $3.000 do PokerStars SCOOP e levou $380.000.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×