EDIÇÃO 28 » ESTRATÉGIAS E ANÁLISES

Seu Número Ideal de Mesas Online

Mantenha registros para determinar isso


Matt Lessinger

Meu número ideal de mesas online é três.

Isso não se baseia apenas em algum tipo de feeling ou chute. Eu fiz anotações cuidadosas enquanto jogava em várias quantidades de mesas. Durante muitos anos, joguei apenas duas mesas, mais por hábito do que por qualquer outra coisa, e meus lucros eram estáveis, mas não incríveis. Eu comecei a adicionar uma terceira mesa e meu lucro total aumentou significativamente, o que foi ótimo.

Adicionei uma quarta mesa, confiante de que não teria problemas com ela. E, embora eu tenha sido capaz de acompanhar a ação com bastante facilidade, fiquei surpreso ao descobrir que meus lucros totais caíram sutilmente.

Apenas para testar, continuei a adicionar mesas para ver quantas eu conseguia suportar. Descobri que conseguia administrar cinco e seis mesas razoavelmente bem, embora meus lucros continuassem a cair. E foi a sétima mesa que me trouxe a um ponto em que me tornei um jogador perdedor. Com cinco ou mais mesas, eu não jogava mão suficientes para obter resultados relevantes, mas senti que meu gerenciamento de jogo foi claramente prejudicado com a adição da sétima mesa.

Então, por enquanto, eu jogo três mesas metade do tempo e, durante a outra metade, diminuo os limites e adiciono uma quarta mesa. Eu vou continuar fazendo isso até que meus lucros aumentem com quatro mesas. Depois, tentarei adicionar uma quinta mesa. Na hipótese de, por alguma razão, eu simplesmente não conseguir fazer isso com quatro mesas, vou continuar jogando três e tentar colocar uma quarta mais à frente.

Portanto, muito embora isso não lhe interesse muito, eis minha história no poker online. Agora a minha pergunta: Qual é a sua?

Você sabe seu número ideal de mesas? Caso não saiba, será que não valeria à pena descobrir? Sem dúvida, uma das grandes vantagens do online é a habilidade de jogar multitable [em várias mesas de uma vez], mas essa vantagem pode facilmente ser anulada caso você exagere. Isso é apenas uma suposição, mas eu creio que pelo menos um terço dos jogadores da Internet jogue mais do que seu número ideal de mesas. Eu ouvi muitos jogadores darem suas razões (desculpas) para tal, mas nenhuma delas me satisfez. Eis algumas das coisas que ouvi:



1. “Eu lucro em média $4 por hora por mesa (PH/PM), então quanto mais mesas eu jogo, mais posso esperar ganhar”.

Essa afirmação não faz sentido. Seu lucro médio PH/PM precisa guardar correlação com um certo número de mesas. Se você lucra em média $4 PH/PM enquanto joga em quatro mesas, certamente o mesmo não ocorre enquanto você joga em oito mesas. Mas se você lucra mais de $2 PH/PM enquanto joga oito, adicionar mais mesas pode valer à pena, já que seu lucro total será maior que os $16 por hora que você estava ganhando com quatro mesas.

Mas se você achar que pode adicionar uma mesa extra e o lucro por mesa vai permanecer o mesmo, deve começar a manter registros imediatamente. É fácil se enganar e achar que uma mesa a mais não muda muita coisa. Há poucas chances de ela não mudar. Mas, para a maioria dos jogadores, ela muda, e geralmente é uma diferença suficiente para afetar seus lucros.

2. “Eu tendo a jogar muitas mãos se eu tiver poucas mesas abertas. Preciso de mais mesas para poder ter paciência”.

Esse jogador precisa estar em ação. Essa é uma atitude bastante destrutiva, não importa quantas mesas ele jogue. O problema dele de apostar compulsivamente vai muito além da tentativa de maximizar lucros. Mas em termos de habilidades no poker, ele vai sofrer porque não suporta ser o observador. É preciso prestar atenção em seus oponentes enquanto se está em uma mão, mas é igualmente importante observá-los quando se está fora da mão. Se você estiver jogando tantas mesas que está sempre em ação, estará se privando do tempo livre necessário que lhe ajudará a aprender sobre seus oponentes, e o resultado disso é que você vai prejudicar sua meta.

3. “Eu faço parte de um programa de rakeback, então quanto mais mesas eu jogo, maior meu rakeback. Eu preciso jogar o máximo de mãos possível para maximizar meu rakeback”.

Esse argumento tampouco se sustenta. Ganhar muito rakeback não se traduz em lucros maiores. As pessoas parecem se esquecer de que ganhar mais rakeback implica em... Pagar mais rake! Não é um caminho secreto para a riqueza.

Digamos que você consiga jogar quatro mesas e não ganhar nem perder. O rakeback representaria seu lucro. E se você conseguisse jogar três mesas e sair na frente com um valor maior que a quantidade de rakeback que você potencialmente ganharia em uma quarta mesa? Nesse caso, você está se prejudicando ao adicionar a quarta mesa, muito embora seu rakeback aumente.



Ganhadores de rakeback querem adicionar mais e mais mesas, mas fazer isso quase certamente não maximiza seus lucros gerais. Mais cedo ou mais tarde, eles vão atingir um ponto em que adicionar uma mesa a mais é contraproducente. Eles devem variar seu número de mesas, manter registros e tentar encontrar seu número ideal levando em consideração o rakeback também.

4. “Eu quero testar meus limites e ver quantas mesas eu consigo acompanhar de uma vez”.
Isso é válido, mas apenas como experimento único. Só porque você consegue acompanhar a ação em 12 mesas, isso não significa que você possa gerenciá-las bem. Se você descobrir que é capaz de acompanhar 20 mesas, parabéns. Agora volte à realidade e encontre o número que você consegue acompanhar bem: isto é, bem o suficiente de modo a conseguir não apenas lucrar com elas, mas lucrar mais caso removesse uma ou mais mesas.

É impressionante a quantidade de jogadores que me dizem que conseguem jogar até 16 mesas de uma vez. Eu admiro a habilidade deles de serem versáteis, mas sei que eles estão se enganando. Por natureza, quase todos os jogadores de poker superestimam suas habilidades. Em nenhuma outra situação isso é tão aparente do que quando os jogadores superestimam sua habilidade de jogar mais mesas do que deveriam.

Se você quiser maximizar com seriedade seus lucros, caia na real. Mantenha registros, encontre seu número ideal de mesas online e mantenha-se firme a ele. Esse número pode aumentar ao longo do tempo, mas devagar. Não tenha pressa. Qualidade de jogo sempre supera quantidade de jogo.

Você não erra ao jogar poucas mesas, mas certamente pode se dar mal jogando mesas demais.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×