EDIÇÃO 27 » FIQUE POR DENTRO

Dominando a mesa final: Andrew ‘fergwrx’ Ferguson Controla o Tilt e Se Recupera de Uma Bad Beat Para Vencer


Craig Tapscott e Andrew Ferguson

Andrew “fergwrx” Ferguson frequentou a University of Maryland como formando em marketing e economia. Em 2007, ele conheceu a estrela dos torneios Faraz “the-t0ilet” Jaka e se tornou um de seus alunos, e eventualmente foi patrocinado por ele. Mais tarde naquele ano, ele ganhou o main event do UltimateBet Online Championship, que lhe valeu $180.000. Desde então, ele já ficou ITM em dois eventos da World Series of Poker, venceu três vezes o evento de $163 do Full Tilt Poker, ganhando um total de $74.000, venceu recentemente o $100 com rebuys do PokerStars, e também levou um evento de no-limit hold’em de $320 do PokerStars, faturando $48.000. Ferguson, de 23 anos, atualmente reside na cidade de Nova York.

Stpauli111 aumenta under the gun para 51.000.
Andrew Ferguson: Stpauli111 abre a ação com 2,5 vezes o big blind, e eu estou no small blind com K 10, mas a mão é quase irrelevante, por causa da maneira como estamos sentados à mesa.

Craig Tapscott: Seja mais específico.

AF:
O tamanho do estoque dele é muito bom para eu tribetar e desistir caso ele volte uma four-bet.

CT: Por quê?

AF:
Porque, com o estoque dele, se ele quiser fazer uma four-bet contra mim, eu sei que ele é inteligente o suficiente para saber que tem que comprometer todo seu estoque. Então, diante da bolha da mesa final, eu realmente não acho que ele vá fazer uma four-bet light, independentemente da minha imagem. É muito arriscado, e eu sei que ele tem a capacidade de fazer isso. Mas eu realmente não acho que, nessa situação em particular, ele tentaria essa jogada, diante da dinâmica da mesa e dos drásticos degraus entre as premiações.

CT: Como era o metagame entre vocês dois até aqui? Você o vinha martelando consistentemente?

AF:
Essa não foi a única vez em que eu tribetei light contra ele, mas é realmente importante para mim não fazer isso com muita frequência para induzir four-bets leves. Aqui, eu prestei bastante atenção na minha imagem antes de tribetar contra ele com uma mão marginal.

CT: Ele estava sendo muito agressivo na bolha da mesa final?

AF:
Com a frequência com que ele estava abrindo potes, era essencial fazer steals nos momentos certos de modo a desacelerá-lo. Eu eventualmente o derrubei, o que me ajudou a alcançar a vitória. Caso eu tivesse apenas esperado em vez de pressioná-lo e realmente forçá-lo a tomar várias decisões difíceis, eu não acho que teria sido possível voltar dessa mão e ganhar.

CT: Fale-me um pouco sobre ter consciência dos estoques na mesa final, como o que diferentes estoques devem fazer e quando.

AF:
Basicamente, você deve sempre tomar sua decisão com base no menor estoque que está na jogada. Portanto, 15-20 big blinds seriam minha gama ideal para empurrar tribetando; com 20-30 big blinds eu geralmente tenho duas opções: abrir muitos potes e desistir diante de 3-bets, a não ser que eu tenha uma mão de verdade para comprometeu todo meu estoque. Nas mesas certas, eu vou abrir muitos potes, e também em mesas loose que não tribetem muito. Se houver muitas three-bets acontecendo, eu vou ficar mais tight. E com mais de 30 big blinds, posso ajustar minhas gamas para tribetar e fazer four-bets, já que 30 big blinds é o mínimo absoluto com o que fazer four-bets, e a maioria dos bons jogadores sabe disso. Para jogar da maneira como eu estava jogando na mesa final, era essencial para mim ter pelo menos 40 big blinds para reduzir o risco com minhas gamas de 3-bets. Quando há estoques muito altos com mais de 56 big blinds, eu posso escolher oportunidades para fazer 4-bets lucrativas e desistir diante de uma 5-bet.

CT: Muito bom.

Fergwrx reaumenta para 137.500. Stpauli111 desiste. Fergwrx ganha o pote.

Conceitos Chave: Estratégia de acordo com o tamanho dos estoques e ter vantagem de posição pré-flop.


Judius aumenta para 95.500 under the gun. Fergwrx paga com A A.

CT: Você estava armando isso, na esperança de obter um squeeze de um jogador agressivo depois de você?

AF:
Eu resolvi dar apenas call com o par de ases na esperança que alguém empurrasse com aqueles tamanhos de estoques e quantidade de dinheiro no pote. Essa é uma jogada que eu geralmente faço somente quando jogadores que têm a habilidade de dar squeeze com mãos marginais estão depois de mim e ainda por falar. Funcionou perfeitamente...

Stpauli111 vai all in com 950.134. Judius paga. Fergwrx paga. Judius revela 9 9. Stpauli111 mostra Q Q.
Flop: J 9 5 (pote: 2.685.382)
Turn: 7 (pote: 2.685.382)
River: Q (pote: 2.685.382)

AF: ... mas infelizmente eu perdi e fiquei com apenas cerca de 200.000 em fichas. Mas eu mantive minha concentração no jogo, ignorei a realidade da derrota que sofri e batalhei para me recuperar.

CT: Uau. Eu tenho que lhe dar parabéns, Andrew, por ter se recuperado dessa terrível fatiada e vencido o evento.

AF:
Obrigado. É importantíssimo não perder sua compostura depois de sofrer uma enorme bad beat. Você quase sempre vai perder a maior parte de seu estoque em algum momento na mesa final. Você não pode desistir nem mesmo ficar meio aborrecido, senão não terá a menor chance de se recuperar no jogo e vencer. É preciso encarar cada situação como única e pensar em como pode recuperar essas fichas. Eu já perdi as contas de em quantos torneios eu sofri uma enorme bad beat na mesa final e me recuperei e consegui vencer. Repito: simplesmente encare cada situação como única e trabalhe com seu novo tamanho de estoque.

Conceitos Chave: Controle de tilt e como ficar concentrado na situação atual.


Fergwrx entra de limp do button com 5 5. ZEMBALOUIE aumenta para 300.000. Fergwrx volta 7.054.912 e está all-in. ZEMBALOUIE paga e mostra 10 10.

CT: Esse foi um empurrão padrão com um par baixo diante do raise dele?

AF:
Não. Eu estava irritado e fiz essa jogada mais tarde, pois ZEMBALOUIE vinha digitando no chat que estava cansado, e tinha proposto um acordo várias vezes. Durante todo o heads-up eu estava jogando small ball e sem blefar, pois ele  estava jogando um heads-up muito, muito ruim.

CT: Então, explique um pouco mais sua estratégia contra um jogador inexperiente em uma mesa final tão grande.

AF:
Contra esse tipo de jogador, é melhor jogar small ball e ganhar suas fichas pós-flop. Além disso, você deve evitar blefar muito. Eu estava jogando esse heads-up de forma muito previsível. Basicamente, jogava potes apenas quando tinha acertado mãos. Ele não é um grande jogador, então não há por que fazer qualquer tipo de blefe insano ou metagame maluco, pois ele simplesmente não está pensando nesse nível. Portanto, em um torneio com uma estrutura lenta assim e com estoques tão grandes, a melhor abordagem é tentar ver flops baratos, já que ele vai lhe permitir isso.

Flop: Q 9 3 (pote: 4.610.176)
Turn: 5 (pote: 4.610.176)
River: J (pote: 4.610.176)

Fergwrx ganha o pote de 4.610.176.

Conceitos Chave: Ajustar-se ao seu oponente e reconhecer o nível de raciocínio segundo o qual ele está agindo.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×