EDIÇÃO 19 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Vencedores se Concentram nas Outras Pessoas

Colha informações sobre seus oponentes


Alan Schoonmaker

A lenda do poker Doyle Brunson sempre diz “Não jogue apenas as cartas, jogue as pessoas”. Doyle é um imortal em parte porque se concentra em outras pessoas.

Esse é mais um exemplo de quão pouco naturais são as ações dos vencedores. É natural se concentrar em si mesmo? Claro que é, mas também é natural perder. Nunca esqueça que apenas alguns jogadores vencem, e eles vencem por que agem de maneira não natural.

Como o poker é um jogo de poder, e como seu poder depende de como suas cartas, habilidade, posição e assim por diante se comparam com os de seus oponentes, você precisa se concentrar neles. As informações que se deve obter podem ser divididas em três períodos de tempo — curto prazo, longo prazo e médio prazo.

Informações de Curto Prazo

A informação mais importante no curto prazo são as cartas e intenções de seus oponentes. O que eles têm? O que eles pretendem fazer? Vencedores trabalham muito duro para conseguir essas informações, enquanto perdedores ignoram ou minimizam isso.

As Cartas Deles
Embora você não possa derrotar bons jogadores sem ler com precisão as cartas deles, muitos perdedores não tentam fazer isso com seriedade. Quando têm uma boa mão se apaixonam por ela, apostando e aumentando, mesmo quando alguém tem uma mão obviamente melhor.

Vencedores usam dois métodos para ler cartas — padrões de apostas e tells. Perdedores se concentram nas próprias cartas ou se confiam excessivamente em apenas um método.

As Intenções Deles

Muitos perdedores não olham para seus oponentes ou olham para sua direita para ver o que os adversários fizeram. Vencedores olham para a esquerda para descobrir as intenções das pessoas que falam depois. Eles aplicam um princípio simples: Quanto antes a informação for recebida e menos pessoas a tiverem, mais valiosa ela é.

Muitos oponentes telegrafam suas intenções. Eles podem estar preparados para desistir ou ter fichas em suas mãos, prontos para apostar ou aumentar. Podem até pegar o número exato de fichas que pretendem apostar. Ou podem enviar sinais mais sutis, como distraidamente embaralhar suas cartas ou se concentrar intensamente na ação. Se você souber as intenções deles, pode tomar decisões melhores.

Eu já disse a inúmeras pessoas para parar e olhar para a esquerda, mas elas geralmente ignoram meu conselho. Elas preferem se concentrar em suas próprias cartas e estratégia do que obter essa informação valiosa.

Informações de Longo Prazo

A informação no longo prazo mais importante é a comparação entre suas habilidades e estilo e os de seus oponentes. Se você for mais forte e tiver o estilo certo, tem uma vantagem, e vice-versa.

Vencedores também estudam os oponentes para descobrir seus motivos, pensamentos e atitudes. O que eles querem? Como pensam? Por que estão agindo dessa maneira? Como eu posso conseguir o que quero? Para alcançar esses objetivos formidáveis, muitos vencedores mantêm “livros” mentais ou escritos sobre os outros jogadores assim como catchers de baseball têm livros sobre rebatedores.

“Atente para o fato de que, no poker de alto nível, você vai encontrar muitos jogadores que, após cada sessão, vão para casa e anotam em seus laptops tudo o que viram na mesa. Existem jogadores com extensas anotações sobre os hábitos de centenas de adversários” (Harrington no Hold’em, Vol. I, página 179, Raise Editora).

Eles então agem com vigor para explorar essas informações. Procuram mesas com os tipos certos de jogadores, selecionam os lugares que lhes deem a melhor posição e ajustam suas estratégias para se adequar a esses oponentes.

Informações de Médio Prazo

Vencedores vão além de apenas comparar seus estilos e habilidades gerais com os de seus oponentes. Eles sabem que as condições podem mudar a maneira como cada oponente joga. Vencedores tomam notas mentais ou escritas sobre como várias pessoas são afetadas por fatores como:

• Ganhar, porque algumas pessoas jogam melhor, enquanto outras se tornam irresponsáveis
• Perder, porque eles podem jogar com medo ou ficar muito agressivos
• Beber, pois isso afeta a maioria das pessoas de várias maneiras
• Eventos esportivos televisionados, pois muitas pessoas se distraem, especialmente se estiverem apostando nos jogos

Uma vez que saibam qual fator afeta o jogo de quem, eles o monitoram, por exemplo, contando quantas fichas eles têm ou quantos drinks eles tomam ou sabendo se o time deles está ganhando ou perdendo. Eles querem saber como cada jogador está pensando e jogando agora.

Leis dos Vencedores

1. Concentre-se em outras pessoas além de você.

Resista à sua tendência natural de se concentrar primariamente em você e estude constantemente seus oponentes. Em vez de pensar que eles são como você, tente entender como eles pensam, sentem e agem.

2. Aplique o princípio do “raciocínio subjetivo”.

As ações da maioria das pessoas fazem sentido para elas, mesmo que pareçam loucas ou idiotas para você. Vamos analisar um exemplo extremo: os terroristas que jogaram aqueles aviões contra o World Trade Center. Pelos nossos padrões, eles foram completamente loucos. Contudo, já que eles acreditavam que morrer em uma Guerra Santa garantia acesso imediato ao Paraíso, a “missão santa” fazia sentido para eles.

Todos nós vemos exemplos menos extremos todo dia. Em vez de chamá-los de irracionais, entenda como seus oponentes veem a situação e o que eles desejam conseguir. Deixe de lado suas ideias sobre como eles devem pensar e agir e aprenda como eles realmente pensam e agem. Eles estão jogando para ganhar? Estão aqui para socializar? Para se divertir apostando loucamente? Para desafiar jogadores melhores? Para aprender com jogadores melhores? Responder a essas perguntas vai lhe ajudar a ler as cartas deles, prever suas ações, manipulá-los e tirar seu dinheiro.

3. Analise objetivamente seus oponentes sempre que jogar.

Leve em consideração tanto as habilidades quanto os estilos deles, e compare essas informações com suas próprias forças e fraquezas. Não há como escolher as mesas certas ou se ajustar com eficácia sem saber como todo mundo joga.

Procure sinais de que alguém está jogando de modo diferente do usual. Por exemplo, um jogador forte em tilt pode ser fácil de derrotar. Ou alguém pode ter sido treinado e melhorado incrivelmente seu jogo. É preciso saber como todo mundo está jogando agora.
4. Relacione-se com as pessoas nos termos delas.

Vá alem de simplesmente entender como as pessoas pensam, sentem e agem. Ajuste sua estratégia de modo a obter e explorar a máxima vantagem, mas preserve a atmosfera relaxada e mantenha os oponentes fracos no jogo. Por exemplo, converse sobre esportes e amenidades com eles: você pode descobrir alguma coisa útil e eles vão se sentir mais confortáveis.

Como Você se Classifica?
Circule o número que melhor descreve sua concordância com a afirmação seguinte: Enquanto jogo poker, eu me concentro nas outras pessoas, não em mim mesmo. (7) Concordo plenamente, (6) Concordo, (5) Concordo em parte, (4) Neutro, (3) Discordo em parte, (2) Discordo, (1) Discordo veementemente.

Depois, responda duas perguntas:

• Quais são as implicações de minha autoclassificação?
• O que eu devo fazer de diferente? Liste ações específicas que você deve executar para aprender mais sobre outros jogadores.

Discuta suas respostas com alguém de confiança e depois tome boas notas.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×