EDIÇÃO 19 » FIQUE POR DENTRO

Dominando a Mesa Final: Jonathan Little Emprega Habilidades de Sit-and-Go Para Ganhar Segundo Título do World Poker Tour


Craig Tapscott e Jonathan Little

Nesta série, a Card Player oferece análise profunda de mãos chave que catapultaram um jogador para uma grande colocação, online ou ao vivo. Também revelaremos conceitos e estratégias dos melhores jogadores de torneios do mundo, à medida que nos aventuramos por dentro de suas mentes afiadas.

Jonathan “Fiery Justice” Little, 24 anos, destacou-se entre as estrelas de poker online em 2007 no WPT PokerStars Caribbean Adventure com uma quinta colocação, o que lhe valeu $317.873. Alguns meses mais tarde,  ganharia seu primeiro título do WPT, o Mirage Poker Showdown, e $1.094.295. Ele então fechou o ano com uma segunda colocação ($714.905) no WPT North American Poker Championship. Em novembro de 2008, ganhou seu segundo título do WPT e $1.120.310 no Foxwoods World Poker Finals.

Craig Tapscott: Algum histórico com Matusow?

Jonathan Little: Mike não tinha reaumentado nenhuma vez durante todo o torneio, mas eu sentia que ele ia fazer uma jogada contra mim assim que tivesse algumas fichas.

Little aumenta do UTG para 125.000 com 9 9. Matusow volta all-in do button com 990.000.

JL: Eu aumentei do UTG contra a pessoa mais agressiva da mesa, Jonathan Jaffe. Isso poderia significar que eu tinha uma mão, mas eu também poderia estar fazendo isso porque aparenta muita força. Mike então empurrou com 20 big blinds.

CT: Pese as opções para nós.

JL: Bem, se eu pagasse e perdesse, teria 30 big blinds, que é um estoque com o qual eu ficaria muito feliz de jogar. E se ganhasse, ficaria com cerca de 80 big blinds, que é outro estoque excelente. Se eu largasse, teria uns 50 big blinds, que eu não sou muito fã de possuir, pois existe a possibilidade constante de colocar muito de meu estoque em situações ruins. Isso ocorre porque 50 big blinds não joga como um estoque pequeno nem como um grande, e geralmente dá aos oponentes a oportunidade perfeita para re-empurrar, me forçando a desistir em situações em que seria muito mais fácil de jogar com um estoque pequeno ou grande.

CT: Você conseguiu subir para os maiores níveis de sit-and-go. Quais habilidades desenvolveu que contribuíram para seus resultados extraordinários em torneios multi-table?

JL: SNGs me ensinaram muito sobre como jogar contra os estoques pequenos (30 big blinds ou menos). Dito isso, eu também tenho uma formação decente em cash games online, em que você geralmente começa com 100 big blinds. Portanto, eu tento ficar mais ou menos na zona entre 0-30 big blinds ou 60-100 big blinds, pois é aí que me sinto mais confortável. Basicamente, contudo, em estágios avançados de um torneio, a maioria dos estoques são pequenos e algumas pessoas jogam como se ainda tivessem 200 big blinds, o que lhes custará muito no longo prazo.

SNGs também me ensinaram bastante sobre os efeitos da estrutura de premiação sobre suas apostas. A maioria do dinheiro está nos três primeiros lugares nos grandes eventos do WPT. Portanto, quando você está na mesa final, é importante jogar para vencer, o que às vezes significa correr riscos à medida que sobe e derruba um jogador forte.

O resultado se eu pagar aqui é que é que Mike vai ter 50 big blinds e voltará à ativa, e eu terei um bom estoque de 30 big blinds, ou eu irei eliminar um jogador bastante difícil e terei um estoque de 80 big blinds. Nessa situação, eu acho que vale a pena se arriscar.

Little paga. Matusow revela A J.

Flop: K 5 3 (pote: 2.085.000)  
Turn: 5 (pote: 2.085.000)
River: 4  (pote: 2.085.000)

Little ganha o pote de 2.085.000.

Little entra de limp do button com J 6. Marchese completa o small blind. Jaffe pede mesa.

CT: Por que o limp de uma posição tão poderosa quanto o button, e com três jogadores?

JL: É importante ver com que frequência você pode entrar de limp, pois quanto mais flops vir em posição, mais dinheiro ganhará. Com mãos como J 6, é muito ruim se você aumentar e sofrer um reraise, pois basicamente é forçado a largar. Mas se você entrar de limp, pode pagar um aumento de quatro vezes o big blind e ver o flop, em posição, com uma mão bastante disfarçada.

Flop: 10 5 3 (pote: 195.000)

Os três jogadores pedem mesa.

Turn: 8 (pote: 195.000)

Marchese pede mesa. Jaffe aposta 90.000. Little paga. Marchese desiste.

JL: Eu poderia aumentar aqui, mas sofrer um reaumento seria horrível, pois eu provavelmente teria que dar fold. Eu provavelmente blefaria em qualquer river, desde que ele pedisse mesa, pois essa aposta aqui poderia facilmente ser um blefe que eu não derrotaria em um showdown.

River: 10 (pote: 375.000)

Jaffe pede mesa.

JL: Eu não achei que Jaffe pagaria uma aposta do tamanho do pote aqui, especialmente porque ele não tinha mostrado muita força na mão. Decidi fazer uma aposta meio padrão de dois terços do pote, na esperança de ser pago, pois eu não acho que ele faria um blefe check-raise no river se eu colocasse uma aposta pequena ou alta.

Little aposta 225.000. Jaffe paga. Little mostra o flush com valete como carta mais alta. Jaffe dá muck. Little ganha o pote de 825.000.

Jaffe aumenta para 150.000 do button. Little reaumenta para 530.000 do small blind com A J. Marchese desiste. Jaffe paga.

JL: Eu tinha triplicado a aposta uma rodada atrás com A-Q e Jaffe tinha pagado. Apostei no flop e ele pagou. Então pedi mesa e ele desistiu no turn. Eu sabia que ele podia pagar reraises modestos, ou com mãos como A-A; basicamente, algo como a maioria dos pares, suited connectors e A-J+.

Flop: 8 8 6 (pote: 1.135.000)

JL: Eu dou muitas continuation bets quando aumento pré-flop, pois basicamente sempre tenho um par alto ou cartas altas.

Little aposta 600.000. Jaffe paga.

CT: Isso deve ter lhe freado.

JL: Eu achei que ele tinha alguma espécie de flush draw, embora também pudesse ter 8-7 aleatórios de mesmo naipe ou um lixo total, pois fez isso na rodada anterior.

Turn: 5  (pote: 2.335.000)

JL: Eu tinha certeza de que ele tinha um flush draw. Quando veio o turn, ele disse imediatamente “1,1 milhão” e fora da vez, o que me confundiu muito. Depois que eu pedi mesa, ele fez o mesmo, o que é aceitável, muito embora não deva ser a jogada correta se alguém arbitrasse.

Little pede mesa. Jaffe pede mesa.

River: K (pote: 2.335.000)

Little pede mesa. Jaffe aposta 1.300.000. Little paga.

CT: O que você acha de pagar com um ás como carta mais alta?

JL: A queda para o flush draw não bateu, o que foi bom para mim. Eu sei que ele é capaz de blefar com um flush draw aleatório ou qualquer mão com a qual ele tivesse pagado no flop. Eu busco constantemente por tells que possam me ajudar no futuro. Contra Jaffe, eu vinha buscando muito há três dias, mas quando eu achava que o tinha desvendado, ele mudava, jogando fora a maioria de minhas conclusões. Também paguei para deixá-lo saber que não pode blefar friamente contra mim no futuro, pois quando mais previsivelmente seus oponentes jogarem contra você, melhor.

Jaffe revela 7 4 para uma sequência terminada 8. Jaffe leva o pote de 4.935.000.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×