EDIÇÃO 18 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Pequeno Manual Informal de Sobrevivência no Poker


Daniel Tevez Cantera

Adoro poker. É uma maravilha forrar e sair gastando à toa ou então correr atrás de mais alfaces. Tudo isso é bom demais, mas algo vem me deixando preocupado: entre os jogadores brasileiros, tenho visto que o nível de gerenciamento de bankroll ainda é muito baixo. Pensando nisso, vou tentar passar algumas dicas que julgo corretas a esse respeito.

Primeiro, esse controle de fluxo independe do que você joga – live ou online; sit-and-go, MTT ou cash games. E você há de concordar comigo: desde o momento em que decidiu levar o poker a sério, ou mesmo viver disso e para isso, as coisas em casa devem ter mudado. Em alguns casos, o poker tem sido causa de discussões em família e até de término de relacionamentos, sem falar na carga de preconceito por que passa aquele que joga. Organizando-se, o jogador, ainda que sofra esse tipo de pressão, mostrará que se trata de uma forma séria de se ganhar dinheiro e que pretende viver disso.

Mas, antes de tudo, não se engane nem seja teimoso. Se você não leva jeito pra coisa, não tem uma postura séria diante da vida ou desconhece a palavra “organização”, é melhor procurar emprego, se jogar nos estudos ou ir capinar. Talento dá retorno – sem isso, ‘vaza, mano’!

Uma vez que você se mostrou disciplinado e vem conseguindo um “Retorno do Investimento” (ROI) aceitável, que o permita viver de poker, acho – como diz meu amigo Lico no rodízio de pizza – que o ‘mano’ tem que ir por partes.

Contas e Sites
Não abra uma conta apenas pelo “oba-oba” ou para agradar alguém. Sempre dê uma conferida nas ofertas dos sites: procure bônus e promoções que lhe concedam alguma vantagem. Puxando a sardinha, recomendo dar uma olhada nas belas promoções da PokerNews (risos). Acesse: pt.pokernews.com

Limites
Não suba de nível precipitadamente: jogar no limite certo lhe dá tranquilidade para executar seu melhor poker. Além disso, para entrar em torneios mais caros gastando menos, aplique seu bankroll nos famosos “satélites”, aqueles eventos classificatórios que garantem buy-in para um torneio maior, em vez de dinheiro propriamente dito.

Horas de jogo
Crie uma rotina que lhe permita estar 100% focado. Nem vou dizer que você não precisa se tornar um autista, daqueles que só ficam grudados no PC: utilize seu tempo também para se exercitar, curtir sua família, namorada e amigos – além de estudar, claro.
Acredito que três horas pela manhã e outras cinco a tarde são mais do que suficientes para se manter ativo e ter uma vida normal Afinal, oito horas é o mínimo que se trabalharia em qualquer outro emprego “normal”.

Entretanto, as coisas mudam um pouco quando o assunto é multi-table tournaments. Será preciso mais tempo, e os horários deverão ser planejados em função daquele torneio em que você vai engatar. Desse modo, recomendo organizar-se para jogar em dias alternados.

Retirada de Dinheiro
O jogador deverá estipular um salário para si. E não me venha com a gracinha de financiar um carro em 60 meses porque este mês puxou um torneiozinho e deu pra pagar a parcela – os caras que frequentam leilões de carros apreendidos adoram esse tipo de sujeito.

Além do salário, planeje uma previdência privada. Ou você pensa que daqui a 40 anos vai conseguir jogar a mesma quantidade de tempo de hoje?

Durante os seis primeiros meses, recomendo não emprestar, não vender nem comprar nada fora de sua retirada. Se o Sr. não for um pangaré, se não tiver gastado grana sem necessidade (como viajando com a família só pra mostrar que está ganhando dinheiro) e, principalmente, se não tiver cedido à tentação de vender muitos dólares, o Sr. vai perceber que está forrado.

É bom lembrar que estamos no meio de uma crise econômica de escala mundial, e que aqueles que investiram na Bolsa estão tomando prejuízo com isso. Diante desse quadro, confesso que esse tal de mercado financeiro tem me dado mais bad beats do que o poker, que tem se mostrado até menos arriscado.

E já que está “assim” de jogador precisando passar mais horas na frente do computador para minimizar o estrago, reforço minha sugestão de ter todo cuidado ao sair torrando alfaces por aí – certamente farão falta lá na frente.

No México, fiz uma enquete e descobri que todos os jogadores top tinham uma parte do seu bankroll no mercado de ações, e todos estavam ‘no prejú’. Fora, lógico, uma ‘idosa senhora, moradora do Tatuapé’, que está no lucro – alguém já viu “A Véia” tomar prejuízo alguma vez? (risos)
Então, nessas horas, não brinque: seja conservador com seu dinheiro.

Chegou a hora?
O ‘mano’ está com uma grana legal, jogando 8 horas dia, com uma estrutura psicológica boa, sem pressão, e recebendo um bom ordenado: é hora de subir de nível?

Para isso, acho melhor procurar conversar com os mais experientes – existem excelentes fóruns online. Acesse-os e troque idéias com a galera (se você for esnobado por um ou outro participante, não se incomode – há gente infeliz em todos os lugares). No final das contas, você vai conseguir suas respostas.
Se a dúvida sobre o que fazer com essa bala ainda persistir, lembre-se de que seu bankroll é como um FGTS. Assim, se um dia o irmão achar uma gostosa (como as minhas vizinhas) e quiser largar tudo pro alto, é de lá que você vai tirar a grana para iniciar sua vida nova.

Plantando Alfaces: Online
Eu tiraria 50% do lucro e manteria o mesmo nível. Claro que essa porcentagem depende do quanto foi forrado: você pode aplicar essa quantia comprando um carro, por exemplo, ou mesmo investindo em novos jogadores.

Depois de algum tempo no meio do poker, certamente você vai encontrar no mínimo meia-dúzia de craques iniciando em sit-and-go. Eles talvez não tenham dinheiro o suficiente ou joguem baixo demais para viver disso: invista neles. Se o ‘mano’ tiver ROI acima de 8%, já se sabe que é grande a chance de acabar forrando – para ele e para você. O cara vai adorar jogar mais solto, terá a chance de engatar em golpes melhores e vai levar uma grana fundamental para iniciar a sua nova profissão. Acompanhe o desempenho dele, ciente de que a produção normalmente cai um pouco no início, mas não o aperte: deixe o cara fazer o que sabe.

Em breve, a PokerNews lançará um serviço que se parece com um “mercado de ações de jogadores”, onde será possível ‘comprar’ um percentual de cada player que for jogar determinado torneio live ou online – para quem tem apostado na Bolsa, a oportunidade de comprar porcentuais de jogadores com bons resultados é, sem dúvida, uma dádiva.

Detalhe: Carlos Tevez de Rio Negrinho está fora disso. Não quero quebrar ninguém que aposte no meu futebolzinho.

Plantando Alfaces: Live
Se você levar jeito, utilize um percentual para jogar torneios live no Brasil. Isso pode torná-lo conhecido, e ser a porta de um patrocínio ou de boas cavalagens. Existem grandes jogadores praticamente anônimos, e os torneios ao vivo são uma excelente vitrine.

Se tudo correr bem após mais seis meses, aumente seu salário, sua previdência privada e comece a pensar em subir de níveis e diminuir a quantidade de horas de jogo. Afinal, repito: existe vida longe do teclado e do mouse. Então, por que não tentar começar comendo sardinha e só depois passar para o caviar?

Caso alguém faça uso do que passei aqui e queira partilhar os resultados conosco, sua experiência e esse singelo manual informal talvez ajudem mais gente. Afinal, o Brasil é único por isso: as pessoas se ajudam e torcem umas pelas outras – algo que provavelmente não acontece em nenhum outro lugar do mundo.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×