EDIÇÃO 18 » COMENTÁRIOS E PERSONALIDADES

Gerenciamento de Resultados

A Importância da Planilha


Rafael Caiaffa

Para a maioria das pessoas, o inicio de um novo ano é sinônimo de promessas. Tem gente que jura que vai levar os estudos a sério. Outros garantem que vão entrar numa academia. Para você, amante do poker, vou sugerir na minha primeira coluna de 2009 uma promessa que considero de grande importância: que tal fazer uma planilha de resultados?

Para muitos, a idéia de anotar os resultados obtidos no poker chega a ser desanimadora, além de parecer bobagem – principalmente para aqueles que jogam apenas por diversão e que custam a arrumar um horário pra jogar. “Até parece que eu vou ‘gastar’ meu tempo livre anotando os resultados numa planilha. Pra quê? Por qual motivo?”, pensam.

Mas saiba que não importa se você é profissional, semi-profissional ou amador. Ter uma planilha de resultados será um atributo extra para ajudar a melhorar seus resultados. Assim que o fizer, vai notar a importância e entender o que estou falando.

Para construir uma planilha, sugiro que use um programa como o Excel, que lhe permite ter um controle mais simples ou bem complexo – a escolha é sua. Lá, você começará a anotar onde joga, seu tempo de jogo, lucros, perdas, valor de buy-in, tipo de jogo, etc. Em pouco tempo, você vai notar quais são as suas especialidades e onde estão os seus defeitos.

Em janeiro de 2007 eu fiz a minha primeira planilha, e nesses 2 anos eu determinei que jogaria todo tipo de variantes oferecidas pelos sites. Somente ao final desse período eu consideraria os resultados, e a partir de 2009 jogaria apenas o que fosse mais rentável para mim. Claro que, nesse tempo, eu evolui muito em vários aspectos, mas é impressionante como a minha planilha aponta claramente minhas especialidades.

Para vocês terem uma idéia de como esses dados são importantes, constatei que, no meu caso, 80% do meu lucro online vem de multi-tables que possuem entre 100 e 500 pessoas no field. Também estava indicado lá, que tenho um excelente aproveitamento em sit-and-go´s shorthanded turbo, com buy-in de $50 a $200. No cash game online de hold´em e em sit-and-go´s com blinds mais demorados sou um verdadeiro desastre. Ou seja: na internet, serei visto jogando somente nas mesas cujas estruturas me renderam mais dinheiro nos últimos dois anos. Já ao vivo, tenho obtido bons resultados tanto em cash games quanto em torneios.

Certamente, só tenho a ganhar com esse sistema de gerenciamento de resultados, e nem preciso dizer que continuarei fazendo minhas planilhas. Daqui a um tempo, espero afunilar ainda mais minhas especialidades.

Portanto, deixe a preguiça de lado e não fique somente na promessa: anote seus resultados e defina suas prioridades – seu bolso vai agradecer.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×