EDIÇÃO 18 » MISCELÂNEA

Fique Esperto


Gavin Griffin

Oi, Gavin:
Eu acabei de começar a jogar poker online. Tenho alguma experiência jogando ao vivo, mas como nós sabemos, o online é diferente em muitos aspectos. Eu estava lendo o fórum da CardPlayer.com e notei que a maioria das pessoas coloca os dados que os softwares de rastreamento coletaram sobre seus oponentes juntamente com a mão que querem discutir. No mesmo instante eu tive a impressão de que a maioria dos jogadores de poker sérios depende muito desses programas quando jogam online. Eu estou curioso para ler sua opinião sobre esses softwares, se você acha que é ético e se você mesmo os utiliza. Parabéns por seu sucesso no passado e boa sorte no futuro. Obrigado desde já.
— Phil

Oi, Phil:
Bem, como você disse, o poker online e o ao vivo são muito, muito diferentes. As únicas ferramentas disponíveis para rastrear o jogo de seus oponentes quando você está jogando ao vivo são seu cérebro e talvez um bloco de notas e uma caneta. Você tem muito no que prestar atenção quando está jogando poker, e definitivamente deve tentar absorver o máximo possível e recordar. Quando se está jogando online, existem ferramentas que fazem tudo isso para você. Há programas que computam estatísticas de um jogador em cash games, torneios e sit-and-gos. Eles dizem que percentagem de mãos seu oponente joga, quão agressivamente ele as joga, quanto eles estão ganhando e perdendo e quantas mãos vocês já jogaram juntos. Também lhe dão informações muito importantes sobre seu próprio jogo, como quanto dinheiro você está ganhando ou perdendo de cada posição da mesa, como você joga contra determinados jogadores ou como você está jogando com mãos específicas. Toda essa informação está disponível e você não precisa fazer nada para obtê-la, além de pagar $50 mais ou menos pelo programa (um investimento que certamente compensa). A única coisa que é preciso fazer é deixar o software rodando enquanto joga, e ele faz tudo por você. Alguns deles inclusive colocam as informações que você seleciona em sua janela de jogo, de modo que é possível ver as estatísticas de um jogador sem ter que abri-lo.

Tudo isso lhe dá uma vantagem sobre os jogadores que não usam o software. Ele torna mais fácil descobrir como um jogador age sem ter que prestar muita atenção a ele durante mãos individuais, o que por sua vez torna mais fácil jogar em várias mesas, o que por sua vez aumenta seu volume e, por conseguinte, seu lucro. Uma das partes mais importantes de ser um jogador de poker online de sucesso é o volume. Você é capaz de jogar 5.000 mãos em algumas horas. Quanto mais mãos você joga, mais decisões toma. Quando você tem mais informações do que os outros jogadores, toma decisões melhores e ganha mais dinheiro. Variações em sua sorte acontecem em dias ou semanas em vez de semanas ou meses, e você alcança o longo prazo mais depressa, o que lhe permite avaliar mais corretamente seu jogo e ajustá-lo para tomar decisões melhores.

O poker online não é perfeito. Existem maneiras de se trapacear e as pessoas fazem isso. Houve escândalos famosos, principalmente porque pessoas de alto escalão nas companhias em questão se tornaram gananciosas e tentaram usar suas posições em benefício próprio. Os softwares de poker foram imprescindíveis para identificar esses indivíduos e pôr fim à trapaça. Os programas foram usados para rapidamente juntar e analisar dados sobre diferentes jogadores. Um padrão surgiu de todos esses dados e não pode ser explicado de outra forma senão como sendo trapaça. Teria sido bem mais difícil, talvez quase impossível, provar tudo isso se não fosse por tais programas.

Eu acho que softwares de processamento de dados são ótimos para jogadores de poker e não são antiéticos. Você ainda está tomando todas as decisões, recebendo apenas informações extras para a tomada de tais decisões. Qualquer um com quem esteja jogando pode e deve estar usando os mesmos programas para obter auxílio. Use esse software para seu benefício, Phil, ou você vai ficar para trás.



Gavin:
Primeiramente, parabéns por suas realizações no mundo do poker. Eu queria saber se você pode comentar sobre algumas dicas e estratégias para se entrar em um torneio de H.O.R.S.E. Ouvi alguns conselhos de amigos, mas gostaria muito de ouvir o que você pensa sobre essa variante. Obrigado.
— Richard

Oi, Richard:
Eu tenho certeza de que existem muitas outras pessoas que poderiam lhe falar mais sobre torneios H.O.R.S.E. do que eu, mas farei meu melhor. Primeiramente, eu sugeriria que, ao entrar em qualquer torneio, esteja preparado. Esteja descansado, bem alimentado e concentrado. Não há arma mais importante no arsenal de um jogador de poker do que a habilidade de se concentrar e prestar atenção na mesa de poker. Você não consegue fazer isso se não estiver descansado e bem alimentado. Quaisquer distrações como cansaço ou fome tiram sua capacidade de coletar informações de seus oponentes. Segundo, lembre-se que H.O.R.S.E. é jogado com uma estrutura limit. Em jogos assim, o tamanho do pote geralmente toma suas decisões para você. Obviamente, deve-se ter padrões altos de mãos iniciais, mas no decorrer da mão, certifique-se de sempre levar em conta o tamanho do pote. A próxima dica que eu tenho para você parece um conselho um pouco estranho, mas certifique-se de sempre saber que modalidade você está jogando. Isso volta ao ponto sobre prestar atenção, mas é uma coisa incrivelmente importante, especialmente para pessoas que não estão acostumadas com jogos mistos. Eu nem sei quantas vezes já vi pessoas (incluindo eu uma ou duas vezes) perder muitas fichas porque estavam jogando com um full house em razz e achavam que estavam na rodada de stud high. Por fim, como sempre, certifique-se de estar se divertindo. Eu sei que razz pode ser brutal às vezes, mas o poker não vale a pena ser jogado se não for por diversão.




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×