EDIÇÃO 18 » FIQUE POR DENTRO

Dominando a Mesa Final: Ivan Demidov Toma as Fichas de Seus Oponentes em Direção à Batalha Heads-Up no Main Event da WSOP


Craig Tapscott e Ivan Demidov

Nessa série, a Card Player oferece análises profundas de mãos chave que catapultaram um jogador a uma grande colocação, online ou ao vivo. Também revelaremos conceitos e estratégias dos melhores jogadores de torneio do mundo, à medida que nos aventuramos por dentro de suas mentes afiadas.

O russo Ivan Demidov teve um ano incrível em 2008. Para começar, ele terminou em 11º lugar no evento n º 44 de $1.000 da WSOP, o que lhe valeu $39.854, depois ficou na terceira colocação no Main Event da World Series of Poker Europe, ganhando $595.305, e foi o vice-campeão do Main Event da WSOP, faturando $5.809.595.

Craig Tapscott: Alguma leitura sobre Phillips?

Ivan Demidov: Dennis vinha jogando bem weak-tight e tinha perdido um pote de tamanho médio pouco antes dessa mão, perdendo a liderança em fichas. Também é importante notar, nessa mão, que havia dois estoques muito pequenos restantes na mesa. Ele iria querer sair antes?
Phillips entra de limp do UTG. Demidov aumenta para 1.025.000 do button, segurando A Q. Phillips reaumenta para 3.525.000.

CT: Esse reaumento gritava A-A?

ID: Bem, eu conhecia Dennis e seus limps do under the gun. Ele fazia isso com uma variedade de mãos fortes, não apenas com A-A ou K-K. Então eu levei em conta todas as informações que tinha: eu o vi jogar com J-J em situação similar no evento EPT high-rollers; ele tinha 350 amigos na plateia que tinha trazido para Vegas; ele não jogaria com outra coisa senão A-A ou K-K diante de uma 4-bet aqui. E, levando em conta que eu sabia que ele jogaria com TT+, AK, talvez AQ e talvez alguns blefes assim, achei que era uma boa oportunidade para blefar com um re-reraise.

Demidov reaumenta para 8.225.000.

ID: Nesse momento, eu estava confiante de que ele não empurraria com nada que não fosse A-A ou talvez K-K, então, tendo em vista as pot odds, eu desistiria diante de um push.

Phillips paga.

ID: Eu fiquei muito surpreso. Mas sabia que não era A-A, pois ele teria empurrado, e provavelmente não era K-K também.

Flop: J 10 8 (pote: 17.260.000)
Phillips aposta 4.500.000.

CT: Você ainda tinha uma boa leitura quando ele apostou?

ID: Ele estava nervoso. Senti que ele não estava muito forte. Nesse momento, eu o coloquei em Q-Q na melhor das hipóteses. Achei que tinha equidade de fold caso empurrasse, levando em conta que eu tinha duas quedas para a gaveta, uma chance de flush runner-runner e um ás. Decisão fácil.

Demidov vai all-in. Phillips desiste. (A transmissão da ESPN mostrou que Phillips tinha A K.) Demidov ganha o pote de 21.760.000.
Suharto aumenta para 1.100.000 do cutoff.

CT: Você tomou muitas decisões com informações colhidas de cada jogador. Qual é o histórico aqui?

ID: Suharto é considerado um jogador tight, mas vinha usando essa imagem na mesa final para roubar mais do que de costume. Todo mundo sabia disso, e ele percebeu. Até aqui, a mesa tinha rodado em fold, mas essa era definitivamente uma boa oportunidade de ação contra ele. Antes mesmo de olhar minhas cartas, eu tinha decidido que era um bom momento para triplicar a aposta. Depois olhei para baixo, vi K K e reaumentei para...

Demidov reaumenta para 3.300.000 do small blind. Suharto paga.
Flop: K 9 7 (pote: 7.350.000)
Demidov aposta 3.125.000.

CT: Eu presumo que você tenha feito uma continuation bet para não parecer suspeito.

ID: Bem, eu tinha o nuts e precisava descobrir como aproveitar ao máximo. Se eu pedisse mesa, ele certamente apostaria, mas eu achei que ganharia mais dele fazendo uma aposta fraca. Isso irá permitir que ele blefe, e esse flop é muito bom para se blefar em um pote triplicado. Seria difícil pra mim pagar o reaumento dele se eu não tivesse um rei ou A-A. Ele certamente deve desistir diante da maioria da minha gama de reraise pré-flop.

CT: O que se passa por sua cabeça depois do call pré-flop dele?

ID: Eu tinha certeza de duas coisas: (1) Ele não está fazendo uma armadilha com A-A, K-K ou Q-Q. (2) Ele vai tentar tirar o pote de mim no flop. Eu sabia disso porque ele joga muito online e definitivamente sabe que pagar um aumento de 3.300.000 com cerca de 12.000.000 restantes é algo impensável, especialmente se não acertar o flop. Quando ele pagou pré-flop, eu sabia que ele tentaria alguma coisa diante de certos flops. Então o plano era tomar a iniciativa, mas de leve.

Suharto aumenta para 8.125.000.

ID: Meu plano funcionou. Era óbvio que ele não apostaria no turn se eu apenas pagasse, e eu não queria perder para um flush runner-runner caso ele pedisse mesa diante de uma carta de paus no turn.

Demidov empurra all-in. Suharto desiste. (A transmissão da ESPN mostrou que Suharto tinha A Q.) Demidov ganha o pote de 18.600.000.
Demidov entra de limp do small blind e a mesa roda em fold. Ele segura K 7.

CT: Por que entrar de limp aqui?

ID: Mais uma vez, havia um histórico entre nós. Tentamos não cruzar o caminho um do outro, pois respeitávamos o jogo um do outro. Não havia razão para blefar um contra o outro, levando em conta que ambos éramos líderes em fichas e capazes de pagar as apostas um do outro facilmente com uma leitura. Então eu decidi apenas entrar de limp e não aumentar pré-flop. Ele era um jogador bom e agressivo com posição sobre mim; eu não queria me envolver em um pote enorme fora de posição.
Eastgate pede mesa.

Flop: 7 6 3 (pote: 1.500.000)

ID: Eu sei que ele provavelmente vai apostar muito aqui se eu pedir mesa. Como eu disse, nós não queremos jogar grandes potes um contra o outro, mas blefamos pouco o tempo todo. Pedi mesa.

Eastgate aposta 850.000. Demidov paga.

CT: Você cogitou fazer um check-raise?

ID: Mais uma vez, eu estava fora de posição e um check-raise teria afastado a maioria das mãos que eu derrotaria, e qualquer jogo que me derrotassem teria dado call.

Turn: K (pote: 3.200.000)
Demidov pede mesa. Eastgate também.

ID: Check fácil dessa vez. Uma seqüência ou trinca ainda me derrota, mas ele quase não acertará um draw com outro tipo de mão. Então pedi mesa, na esperança de induzir outra aposta dele, mas ele pediu mesa – tudo padrão até esse ponto.

River: 3 (pote: 3.200.000)
Demidov aposta 1.625.000.

CT: Aposta pelo valor padrão aqui.

ID: Sim, mas...

Eastgate aumenta para 5.500.000.

ID: Como eu disse, havia um histórico de informações entre nós. Ele tentou blefar contra mim antes com 20 jogadores restantes e eu paguei (a linha: eu pedi mesa e paguei no flop; pedi mesa no turn; e apostei e paguei no river). Eu sei que ele se lembra daquela mão, e que ele sabe que eu sou capaz de pagar facilmente aqui se ele estiver fraco. Mas considerando a situação da mesa, eu tinha bastante certeza de que ele não estava blefando. Eu simplesmente não acho que ele jogaria com um straight draw não formado ou com um rei apenas, ou ainda com qualquer jogo que me fizesse apostar. Para mim, parecia com um slowplay com uma seqüência ou um 3. Fold fácil.

Demidov desiste. Eastgate ganha o pote. (A transmissão da ESPN mostrou que Eastgate tinha 3 2.)




NESTA EDIÇÃO



A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123
LEIA TAMBÉM!×