BRASIL

“O poker ao vivo lhe dá muito mais ferramentas para vencer”, diz Rafael Caiaffa

Bicampeão do WSOP Circuit conversou com a Card Player Brasil


 

30/11/2016 22:34
“O poker ao vivo lhe dá muito mais ferramentas para vencer”, diz Rafael Caiaffa/CardPlayer.com.br
Rafael Caiaffa é uma lenda do poker nacional


Quando o assunto é poker ao vivo no Brasil, você não pode deixar de falar o nome de Rafael Caiaffa. Nos últimos oito anos, o mineiro conseguiu resultados expressivos nos mais diversos festivais. A sua última façanha foi nos feltros do WSOP Circuit, onde venceu dois torneios e o ranking, mostrando que o talento natural para o jogo não se perde nunca.


Em bate-papo exclusivo com Marcelo Souza, Editor da Card Player Brasil, ele falou sobre a sua carreira nos MTTs ao vivo. Confira:


Marcelo Souza: É comum jogadores da nova geração desdenharem de caras da velha guarda, como você. Na verdade, não o desdém propriamente dito, mas dizer que são profissionais desatualizados e que não conseguem bater o jogo mais. Seus resultados falam por você, mas o que você pensa sobre isso?


Rafael Caiaffa: Esses caras são do online, e o jogo online é totalmente diferente do jogo ao vivo. O pessoal acha que por a mostragem do ao vivo ser bem menor, a variância será muito maior. Bem, eu não concordo. O jogo ao vivo lhe dá muito mais ferramentas para vencer, principalmente porque na maior parte do tempo você está enfrentando jogadores recreativos. Além disso, ao vivo você joga uma mesa apenas, mais concentrado, olhando para o oponente e pegando tells. Isso faz toda diferença. O João Simão, que e um grande amigo, não concordava comigo, mas ele mudou de opinião.


MS: E como é essa relação com o João Simão?


RC:  O João está ligado diretamente à minha evolução técnica. Na verdade, são três pessoas que eu tenho que citar que participaram desse processo. Primeiro é o Max Dutra, meu tio. Ele me apresentou ao jogo e me ensinou todo tipo de coisa. Coisas de bastidores, de como cativar um adversário, de conversar com o cara no intervalo e tirar informação. O outro é o Mateus Pimenta, um cara que é meu parceiro na vida, no poker e nos negócios. Ele é fora de série. E voltando a pergunta, o João. 


O João é muito fora da curva. Para mim, ele é o melhor jogador do Brasil. O raciocínio dele está muito à frente dos demais. 


MS: Voltando ao poker live, se você se sentar com qualquer jogador em grande fase do Brasil ou do mundo, você acha que estará em desvantagem ou poderá enfrentá-lo de igual para igual?


RC: Com certeza eu estarei em desvantagem. Se você pegar a FT do High Roller no WSOP Circuit, tenho certeza que o Luiz Duarte e o Pedro Padilha jogam melhor que eu. Só que eu sou nascido e criado em mesa de jogo. Eu tenho os meus recursos e acho que poucas pessoas fazem uso disso como eu faço nas mesas.


Confira a íntegra da entrevista na CardPlayer Brasil - Edição 112. Para se tornar assinante, clique AQUI.




Já conhece o app Suprema Poker?
Baixe agora para iOS, Android ou PC e comece a jogar agora mesmo!

 



+BRASIL

A CardPlayer Brasil™ é um produto da Raise Editora. © 2007-2024. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem prévia autorização.

Lançada em Julho de 2007, a Card Player Brasil reúne o melhor conteúdo das edições Americana e Européia. Matérias exclusivas sobre o poker no Brasil e na América Latina, time de colunistas nacionais composto pelos jogadores mais renomados do Brasil. A revista é voltada para pessoas conectadas às mais modernas tendências mundiais de comportamento e consumo.


contato@cardplayer.com.br
31 3225-2123